A gente sabe que é importante falar para as nossas meninas desde cedo o quanto elas são fortes, que elas podem fazer planos e serem o que quiserem, que as meninas devem se unir para ajudar umas às outras e conquistar o mundo! Como nem sempre a gente como mãe e pai sabe como começar a falar sobre este assunto, sobre o tão falado empoderamento feminino, separamos alguns livros incríveis com histórias inspiradoras de meninas e que podem ajudar os pais nessa tarefa.

Quem tem medo de dizer não?

Autora: Ruth Rocha | Editora Salamandra

Neste livro, a menina que conta história mostra que as meninas não precisam ser boazinhas sempre. Com versos e rimas, ela conta o quanto as pessoas a chamam de boazinha, porque ela não sabe dizer não a ninguém, mas no fundo se sente mal por isso, porque muitas vezes ela acaba fazendo aquilo que não quer. Assim, ela ensina o quanto dizer não é importante e muitas vezes até necessário para que você seja feliz.

Mariana do Contra

Autora: Rose Sordi | Editora: FTD

A Mariana é do contra, mas quer saber? Ela ensina que não há problema nenhum nisso! Ela é muito curiosa sobre o mundo e quer saber sempre o outro lado das coisas. Ela gosta de pensar, criar, imaginar, se divertir, sentir, de um jeito diferente de todo mundo. Ela tem o jeito dela de agira diante das coisas e tá tudo ótimo.

A esperança é uma menina que vende frutas

Autora: Amrita Dias | Editora: Companhia das Letrinhas

Este livro é bom pra fazer as crianças conhecerem a realidade de muitas meninas por aí. Ela mostra as dificuldades de quem vive uma infância pobre, fala um pouco sobre a vida das mulheres na Índia e a luta pela liberdade em um país que vive um sistema focado no patriarcado, onde o direito das mulheres é ceifado desde cedo. Com palavras delicadas e muitas imagens, a Amrita mostra um pouco da sua história e quer levar às meninas do mundo todo esperança por meio da sua arte.

Frida Kahlo para meninas e meninos

Autora: Nadia Fink | Editora: SUR

Este livro é uma ótima opção para debater com as crianças questões de gênero, feminismo, lutas de classe, arte e história. É um livro que faz parte da coleção “Antiprincesas” e a Frida Kahlo é uma delas. Uma mulher incrível e batalhadora, que mostrou suas tristezas e alegrias por meio da arte, pintando telas que retratavam os altos e baixos da sua vida.

Malala, a menina que queria ir para a escola

Autora: Adriana Carranca | Editora: Companhia das Letrinhas

Hoje em dia é difícil um adulto que não conheça a história de Malala, mas é difícil saber como contar esta história de superação para as crianças, por isso, este livro mostra Mala contando sua trajetória de forma simples, contando sua luta par ir à escola no Paquistão, onde era proibido que as meninas estudassem. Com o livro, as crianças irão conhecer um pouco da história do Paquistão, com uma cultura tão diferente da nossa e a luta da Malala para que ela e muitas outras meninas pudessem ter um futuro melhor.

Coisa de menina

Autora: Priscila Ferrari | Editora: Companhia das Letrinhas

Quem nunca ouviu quando criança: “isso é coisa de menino” ou “isso é coisa de menina”. Este livro vem justamente para quebrar estes padrões. Na infância não existe regra, a inocência da criança não permite ver maldade e ela pode tudo, seja menino ou seja menina. Tem menino que curte brincar de casinha e menina que gosta de construir foguete ou brincar de carrinho. Então, por que seguir um padrão? O livro é perfeito para quem acredita que a liberdade é a melhor escolha.

 

Todos os livros são incríveis, cheios de inspiração e que podem deixar uma lição muito grande na vida das meninas e, por que não, na dos pais também. E aí, que livro você vai ler para sua menina hoje?

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *