A arte de descobrir o seu caminho

Desde pequena, eu gosto de muitas variáveis. Sabe aquela pessoa que “dá” para um monte de coisas? Sou eu. Amo fazer esportes, escrevo direitinho, me interesso por diversos tipos de assuntos e curto me relacionar com tudo quanto é tipo de gente – nunca fui daquelas de ter uma turma só. Maior legal, né?

Depende.

Assim como é ótimo, desde criança, encaixar em diversos lugares, já crescida e tendo que escolher um ~caminho, o leque de opções virou um limbo de problematizações do tipo: e agora, pra onde vou? E olha que sempre tive muita certeza sobre escolher o jornalismo para o meu futuro. A questão era: o que fazer a partir disso?

Acho que, justamente por ser alguém de atenção muito diversificada, uma coisa que sempre me chamou atenção nesse assunto foi acompanhar mensagens como “veja no que você é bom e siga em frente” ou “o que você ama fazer é o que você deve fazer”. MEUDEUSDOCÉU, mas e pra descobrir como focar, alguém tem uma palavra de ajuda? Ler isso dá nó na cabeça de uma pessoa multigostos, gente!

 

 

A verdade é que ter foco nunca foi o meu foco  (e, vamos combinar, escolher a profissão é apenas uma etapa do caminho).

A gente não faz ideia do que vem pela frente – e muito menos tem noção do quanto vai mudar ao longo dos anos. Você não é a mesma pessoa que entrou na faculdade, assim como não é a mesma que saiu e também não é a mesma depois de 10 anos no mercado de trabalho.

O fato é: descobrir sua REAL aptidão pode ser um processo longo, mas é muito, muito maravilhoso e divertido. Hoje, acho que tenho 75% de certeza de quem sou. Amanhã, talvez isso volte pra casa dos 50% (ou passe dos 80). O legal da vida é justamente ser essa eterna descoberta de caminhos e possibilidades. Hoje, eu tenho meu canal, quem sabe para onde ele vai me levar amanhã?

O maior aprendizado? Que você não precisa ter tudo definido desde o início. Mas deve estar ciente de que, a todo momento, alguém novo está se construindo aí dentro. E essa pessoa merece muita atenção, carinho e impulso para que possa brotar com confiança, nos altos, baixos e meios do caminho. Com certeza, essa consciência é sua melhor companheira.

Carla Said

Carla Said é redatora, dona do canal Garota Propaganda e mãe do pug Nelson. =)