A gente quer ver mais mulheres na política e a bancada feminina está lutando por isso

Com tanta discussão que está acontecendo nos últimos meses em relação à reforma política, a bancada feminina está a todo vapor trabalhando para votar uma emenda à Constituição que garante a presença das mulheres no Legislativo antes de o plenário da Câmara dos Deputados analisar outras alterações eleitorais.

A ideia da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/2016 estabelece percentuais mínimos para cada gênero nos cargos de vereador, deputado estadual e federal nas próximas três eleições. O objetivo é que haja uma crescente de representatividade nos próximos anos, com 10% para o pleito de 2018 e 2020; 12% para 2022 e 2024 e 16% para 2026.

 

 

O texto inicial já foi aprovado em uma comissão especial que foi feita em novembro de 2016 e até agora está aguardando para ser votado em plenário. São necessários 308 votos, em duas sessões, para que a medida seja aprovada. E olha que ela já teve aval do Senado em 2015. Vamos torcer para que isso aconteça e tenhamos mais participação das mulheres na política.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.