Alunas da Etec de Ribeirão Preto criam app para ajudar no planejamento de viagem

 

A gente tá em pleno mês de férias e tem muita gente com as malas prontas para curtir o verão. Ainda tem aqueles que estão planejando aquela viagem incrível para o exterior, mas não nem por onde começar. Pra ajudar os viajantes a planejar uma viagem tranquila e não entrar numa fria, quatro alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) José Martimiano da Silva, de Ribeirão Preto, criaram um aplicativo com informações sobre destinos, hotéis, transporte, câmbio e documentação, além de notícias e dicas atualizadas pra quem quer curtir uma viagem internacional ou pelo Brasil. O app Travel Executive já está disponível para Android.

Foram três meses de pesquisa e desenvolvimento e o projeto foi elaborado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso técnico de Secretariado pelas estudantes Ana Célia Pereira Cardoso, Ellen Regina Mendonça de Oliveira, Giulia Kerolaine Silva de Almeida e Natália Evangelista Mendes, sob orientação dos professores Cynthia Reinalde Frezzatti e Rodrigo Magdo.

A principal vantagem, de acordo com uma das meninas que participaram do projeto, é oferecer todos os dados necessários para organização de uma viagem em um só lugar.

“É possível ter acesso a muitas informações, da emissão de vistos até detalhes da cultura local, tudo de forma integrada, otimizando o tempo do interessado”, explica Ellen.

A aluna conta que a ideia era elaborar uma ferramenta de trabalho para auxiliar secretárias a cuidar de viagens de executivos, mas acabou se tornando um aplicativo para todos os públicos. “Muitas pessoas baixam o Travel Executive em busca de dicas para decidir sua próxima viagem, mas acabam se surpreendendo com as outras funcionalidades. Por isso, serve tanto para classe executiva quanto econômica”, brinca. A orientadora do projeto destaca o caráter inovador da proposta. Ela auxiliou as estudantes durante as aulas da disciplina de tecnologia em ambientes administrativos.

“O aplicativo tem um grande potencial de mercado, principalmente por meio de parcerias com fornecedores e agências de viagens, que podem, futuramente, oferecer seus serviços pelo software”, ressalta a professora Cynthia.

Com uma proposta diferente e inovadora, claro que a ideia das meninas foi destaque durante a feira da escola e elas querem que ele ganhe cada vez mais visibilidade e possam ajudar muitos viajantes por aí. São as nossas meninas fazendo a diferença!

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.