App garante mais eficiência que anticoncepcional

Criadores do app Natural Cycles, que faz o controle do ciclo menstrual feminino, garantem uma coisa que ninguém esperava: eles garantem que sua eficácia na prevenção da gravidez é maior do que pílula anticoncepcional.

E isso não é conversa pra boi dormir, não. Na verdade foi realizado um estudo com 22.785 no qual foi monitorado 224.563 ciclos menstruais e o resultado foi de cair o queixo: se utilizado à risca, de acordo com as instruções, o app pode alcançar uma taxa de contracepção de 99%, enquanto a dos anticoncepcionais convencionais são de 91%.

O Natural Cycles foi criado por Elina Berglund, ex-física de particular do CERN – a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear – e codescobridora do bóson de Higgs e seu marido Raoul Scherwitzl. O aplicativo funciona da seguinte maneira, usando um termômetro especial que calcula o melhor momento de fazer sexo sem correr o risco de uma gravidez indesejada.

 

 

Isso acontece porque a mulher tem um aumento dos níveis de progesterona após a ovulação, deixando o corpo com a temperatura até 0,45 mais quente durante o restante do ciclo. Com o controle destas informações, o aplicativo avisa o período em que não há risco de engravidar por meio de um calendário com todos os seus dados e que informa sobre o seu ciclo menstrual.

 

 

Mesmo quando não usado à risca, ainda assim o Natural Cycles é considerado eficaz, alcançando 93% de eficácia, ainda maior que os 91% das pílulas comuns. Ele foi o único app aprovado como forma de contracepção na União Europeia e a empresa responsável pelo serviço está tentando uma autorização no resto do mundo para ser considerado um método legítimo para evitar a gravidez.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.