Aprenda a vender suas ideias

Sabe, quando você é uma vendedora de loja de grife e tudo o que vê pela frente são metas e peças de roupas caríssimas que precisam ser vendidas para um público que costuma gastar num dia o que você ganha num mês, não te parece muito lógico e nem um pouco glamuroso, vender. Pelo menos quando tudo o que você realmente sonha para sua carreira é ser  uma jornalista.

aprenda vender

Eu passei a adolescência trabalhando para grifes em shoppings de São Paulo – aprendendo a lidar com todo tipo de gente. Das socialites que só precisavam descarregar o estresse com um taça de champanhe em uma mão e cartões de crédito sem limites em outra, a motoboys e garotas humildes, que tinham coragem de gastar todo o salário mínimo, ou boa parte dele, para ter a alegria de vestir uma peça de grife. Nunca entendi, confesso. Mas enfim,vendia para todos.

Às vezes, vibrava com vendas “gordas”, as vezes me irritava com os que chamávamos de “caroços” – aqueles que entram numa loja, provam de tudo e não levam nada. Aliás, evite fazer isso e torne o dia de uma vendedora mais feliz. <3   Mas independente de todas as saias justas da profissão de vendedora, eu me saia muito bem e no final, o saldo era sempre positivo. O que muitas vezes para mim não era nenhum motivo de comemoração, afinal, não queria ser boa naquilo. Queria ganhar dinheiro com as palavras, com minhas ideias e por vezes, detestava ser vendedora.

O tempo passou, me formei em jornalismo e marketing, fui trabalhar na área, fiz pós-graduações, MBAs e cursos diversos, para descobrir que TUDO É VENDA! Percebi que se você não sabe vender, vai ter problemas para ganhar no jogo do mundo dos negócios. Descobri que não importa em que você seja bom, se não souber se vender, seu negócio não irá prosperar. A venda é o segredo de tudo e se eu pudesse te dar um conselho, ele seria: Aprenda a vender.

Pense em você, suas habilidades e projetos, como um produto. Como você tem se posicionado no mercado? Como as pessoas te reconhecem? O que tem de competitivo? O que te diferencia? Qual seu público-alvo?  Responda estas perguntas e construa sua imagem a partir da marca que deseja criar em sua carreira. Saber vender depende do quanto você conhece e tem a explorar sobre o produto, portanto, faça um bom networking, seja resiliente, cuide de sua imagem, entenda tudo sobre o seu negócio e não se intimide, venda!  Boa sorte.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.