Toda madrugada uma Dona Maria se levanta para preparar quitutes fresquinhos para os seus clientes. Pelas ruas, muitas Marias, Aparecidas, Augustas e Sônias transitam com suas sacolas. Roupas, acessórios, maquiagens, vasilhas de plástico, lingeries. Muitos as conhecem como sacoleiras, outros as chamam de mascates. São guerreiras, sobreviventes.

Talvez estas mulheres nem saibam o significado da palavra empreendedorismo. Talvez elas imaginem que esta labuta faça parte da vida e que estão apenas se virando para pagar o aluguel, o curso de computação para o filho, o prato cheio no final do dia e nem sequer imaginam a força que carregam em suas sacolas. Fortes. Insistentes.

Muitas destas mulheres fazem a palavra empreender ter muito mais sentido. A maioria – longe dos holofotes, das cadeiras da universidade e cursos de MBA – está transformando não só as suas vidas, mas a de dezenas de pessoas à sua volta. Incansáveis. Não, elas não querem aumentar a escalabilidade de seus negócios. Nem tão pouco criar um modelo de franquia e expandir. Elas querem estar exatamente onde estão. Querem pagar as suas contas com o que acreditam fazer de melhor.

Estas são mulheres que se esvaziaram delas mesmas e se encheram de fé, de coragem e propósito. E não, o objetivo nunca foi, e talvez nunca será, sair dos arredores de sua comunidade. Mas sim, proporcionar felicidade e um pouco mais de conforto aos seus. Com os seus negócios elas estão trocando os móveis de suas casas, vestindo melhor a criançada, fazendo negócios com a Dona Luiza do Magazine e um churrasquinho no fim de semana. Elas pagam suas contas em dia. Têm os seus nomes como o maior patrimônio e honram sua palavra. São supermulheres. Lindas de viver. Inspiradoras.

Quando cruzar com uma mulher dessas nas ruas, pare. Admire. Observe. Aprenda.

Vai ver que elas têm brilho nos olhos e uma esperança que faz a gente sufocar. Vai perceber que toda a energia destas mulheres vai te fazer pensar o que tem feito da vida com tanto nas mãos. E então você vai suspirar. E talvez renovar suas esperanças de que é possível fazer muito com pouco. E enquanto você estiver indo para casa pensando nisso e dormir com a imagem destas mulheres na cabeça, elas estarão se preparando para o dia seguinte. Para o despertar na madrugadinha, com sorriso no rosto. Anônimas. Realizadas.

Felizes.

Conhece uma mulher assim?

Mande um e-mail para redação@planofeminino.com.br nos contando onde ela fica. Ela pode aparecer aqui no site! <3

One thought on “As empreendedoras anônimas

  1. Cátia Rodrigues says:

    Amei o artigo “As empreendedoras anônimas”! Parece até que foi escrito em minha homenagem, afinal, me sinto assim, uma empreendedora anônima.Me formei em uma área por acaso e acabei me apaixonando, desde então aqui estou eu lutando para que o mundo aprenda a respeitar o meio ambiente, se bem que, se eu convencer a mim mesma e minha família o quanto o meio ambiente é chave importantíssima para nossa sobrevivência, já me dou por satisfeita! Devido ao mundo ambiental, me tornei professora, já realizei alguns projetos na escola de conscientização ambiental, inclusive criei o Projeto Eletrolixo (Facebook), de tanto que amei essa interação com os alunos da conscientização ambiental.Porém, também sou artesão, crio bijuterias e semijoias, não consigo seguir tendências, sigo meu instinto e de repente crio algo que nem eu mesma consigo acreditar que fui eu quem fiz, não sigo tendências, eu sou a tendência…afinal, tenho tendência para criar o meu próprio estilo e tentar conseguir convencer as pessoas que elas também devem fazer o mesmo, através das vendas das minhas peças.Sonho em ter meu próprio negócio e porquê não? Também sou mãe, esposa, tenho cachorro e gato e gostaria de passar mais tempo com eles, talvez me tornar uma colunista para falar sobre os assuntos supracitados, seria parte desta realização!Mas enquanto as coisas não acontecem, aqui estou eu, dando uma bisbilhotada em sites femininos, em busca de inspiração para criar a coragem de encarar o frio na barriga e continuar lutando pelos meus sonhos! Não quero continuar sendo uma empreendedora anônima, e por isso convido vocês para conhecerem minhas páginas: http://catiabijux.blogspot.com , http://catiabijux.wordpress.com http://tecnologagestaoambiental.blogspot.com !Parabéns pelo site, adorei!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *