Assédio em Entrevistas de Trabalho: Já aconteceu com você?

No mês do trabalho, o Plano Feminino levanta uma questão: você já foi assediada em uma entrevista de emprego?

Os índices de desemprego vêm crescendo assustadoramente. Cortes, downgrade, redução: as empresas estão mandando pessoas embora. Muitas mulheres se vêem na situação de procurar emprego – e algumas vezes, por meses a fio.

Uma entrevista de trabalho por si já é uma situação estressante. O nervosismo é normal, mas e quando acontece algo que piora ainda mais o momento, como um entrevistador que assedia a candidata?

“Foi bem ruim. Ele tocou minha perna e ficava me olhando de um jeito esquisito. Fez várias perguntas pessoais, se eu namorava, se eu tinha traído meu namorado alguma vez. No fim da entrevista, me abraçou e fiquei bem desconfortável. Fiz mais uma entrevista depois, com o diretor da área, mas já fui desiludida. Se na entrevista o cara faz isso, imagina depois?”

P., 34 anos, Secretária Executiva – Ceará

Algumas vezes, o assédio vem depois, por rede social ou telefone.

“Ele na hora pareceu me tratar normalmente, mas depois me mandou várias mensagens no Whatsapp me elogiando, dizendo que eu era bonita, e perguntando se queria tomar uma cerveja. Não respondi. Nunca tive retorno da vaga”

M., 29 anos, advogada de SP

Precisamos falar sobre esse tipo de assédio, um fenômeno muito comum e que o alto índice de desemprego potencializa. A mulher se vê numa posição difícil, muitas vezes precisando de trabalho, e pode acabar se submetendo a alguma coisa não aceitável, apenas pelo medo de não conseguir a vaga.

Por isso, queremos saber: já aconteceu com você ou alguma amiga? Responda nossa pesquisa anônima e nos ajude a entender e mapear essa situação:

Gabi Bianco

Publicitária

Paulistana que não fala orra meu, mãe de gatos, nerd, publicitária, porém limpinha. Gosta de passear, cozinhar, ler, escrever e descobrir séries de tv esquisitas.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>