Plano Cultural: Brasileira Bia Dória expõe sua arte moderna sustentável na Bienal de Florença

Toda semana compartilhamos dicas culturais comandadas por mulheres. O Plano acreditar que valorizar o trabalho dessas artistas femininas é uma importante forma de valorizar o universo feminino e mostrar que podemos ser o que quisermos. Confira aqui todos os #PlanosCulturais e divirta-se!

Vai ter braisleira nas artes plásticas e se reclamar vai ter pelo mundo todo! Não, pera, já tem e é a talentosíssima Bia Dória.

A artista ficou conhecida por utilizar a natureza como inspiração e dela extrair a matéria-prima para seu trabalho.

Natural da região oeste de Santa Catarina, dominada pelas matas de araucárias, suas peças são identificadas por suas obras feitas a partir de resíduos de floresta de manejo, produtos sustentáveis e árvores nativas resgatadas em queimadas, desmatamentos, fundo de rios, barragens, entre outros.

A Biennale Internazionale d’Arte Contemporanea di Firenze, ou Florence Biennale, é um evento de excelência no cenário da arte contemporânea. Desde sua fundação, em 1997, a Bienal já recebeu mais de 5.000 artistas de 100 países.

Artistas como Marina Abramović, Anish Kappor e José Luis Cuevas já foram premiados pela organização. E, segundo os organizadores, Bia foi selecionada por representar a arte contemporânea sustentável brasileira e por expressar com perfeição seu trabalho em madeira reciclada.

Não é a primeira vez que Bia circula em uma importante exposição. Ela já passou pelo The Grand Modern e Gary Nader Fine Art, em Miami, Salon des Artistes Indépendants, em Paris, e o MUBE – Museu Brasileiro da Escultura, além de exposições na Alemanha, Coreia do Sul e outras diversas em São Paulo.

No Brasil, atualmente, ela está em cartaz no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, e em seu ateliê, na Vila Nova Conceição, em São Paulo.

A X Bienal de Florença acontece de 17 a 25 de outubro, em Fortezza da Basso, Florença, Itália.

bia-doria-lanca-livro-2011

cv2333-Copy

feira-bde-padova-vbnm-Copy

galeria bia doria

galeria_bia_doria_juan_castiglionee_marcio_Miranda_3jmb

img-572822-bia-doria20131216171387222831

manaus-amazonas-amazonia-Trajetoria-arte-Amazonia-Bia-Doria-lancada-segunda-feira-Sao-Paulo-Raizes_do_Brasil-cultura-eventos_ACRIMA20141117_0007_15

maxresdefault

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.