Carta aberta à Gabriela Pugliesi

Carta aberta à Gabriela Pugliesi

Bom, o que eu queria dizer é que você não precisa fazer dieta se não quiser, se não conseguir, isso não deveria ser uma obrigação pra ninguém. Que tudo bem sair da dieta, isso não é um problema, não deveria ser um problema.

Publicado em 09 de novembro de 2015
Giovana Camargo

Compartilhe

Tem muita mulher por aí te idolatrando, claro, você é linda. Mesmo. E determinada, sem dúvida. E tem muita mulher te odiando também, algumas pelos mesmos motivos acima, outras porque você é a personificação de tudo que a gente vem tentando, com muita força, matar na mente feminina.

Eu precisei matar a Pugliesi que existia em mim. Senão eu não seria feliz nunca. Calma, eu não quero que você morra literalmente, mas tudo o que você representa: a mulher que, com muito esforço, consegue ser perfeita, magra, esguia, loira, bronzeada. Perfeita. Você é o símbolo daquilo que eu nunca vou ser. Eu e várias outras mulheres.

Eu imagino o quanto deve ser difícil ser você. Não importa se você é uma mulher branca, loira, rica e linda, deve ser muito difícil viver essas prisões todas. Eu imagino sua dor, a dor que talvez você desconheça e esteja escondida atrás de 1 milhão seguidores no Instagram, marcas que te patrocinam, roupas e festas incríveis. Isso tudo camufla a fragilidade que é viver de beleza.

Mas eu sei, eu te enxergo e a verdade é que não há glamour. Não há glamour em ter que estar magra sempre pra se achar bonita, pra se gostar. Não há glamour em ganhar dinheiro por tirar lindas fotos, pra vender. Não há glamour em ser comentada sempre pelo seu corpo, o tamanho da sua bunda, sobre seu namorado novo. Não tem glamour.

E eu, que não vivo isso, que sou tão diferente de você em diversos aspectos, ao mesmo tempo me identifico e poderia não ver nenhum problema com seu vídeo relatando o acordo entre você e sua amiga de soltar nudes seus nas redes caso saia da dieta. Mas tem, tem alguns.

Ninguém tem que, por medo, convencimento, pressão ou culpa, fazer dieta. Comer bem deveria ser algo natural nas nossas vidas, não deveria ser um problema, não deveríamos ter que nos sabotar, fazer promessas, ou criar uma relação de recompensa e castigo com a comida. Isso só mostra como é urgente rever nossa relação com a comida.

Ninguém nunca deveria ter algo íntimo exposto contra sua vontade. Incentivar isso, mesmo de brincadeira, é irresponsável. Ninguém, muito menos por sua melhor amiga. Nossos nudes são uma celebração aos nossos corpos, são reflexos dos nossos poucos momentos de intimidade e liberdade com ele. Isso deveria ser sagrado e qualquer pessoa que profane nudes deveria ser barrada. Eu acho.

Por que você acha que, sabendo que nossos nudes poderiam ser expostos deixaríamos de fazer algo? Por vergonha? Nossos corpos não deveriam ser motivo de vergonha, caso alguém visse nossos nudes, isso não deveria ser um problema. E é muito triste que isso aconteça, que a gente se cubra, que a gente tema constantemente a avaliação do outro em relação ao nosso corpo, como se nossos corpos estivessem aqui só pra isso, ser avaliado. Isso nos reduz tanto e não é isso que você quer, não é?

Você é uma pessoa com muito alcance na web, o que você diz tem poder, talvez você não tenha a dimensão disso, mas o que você diz, faz e até o que você não diz, cria uma cultura. Não sei se você sabe, mas a cultura que você cria é aprisionante, não nos empodera. E eu imagino que seja pra você também. Você é vítima e algoz de um sistema que dilacera em massa a autoestima das mulheres.

Bom, o que eu queria dizer é que você não precisa fazer dieta se não quiser, se não conseguir, isso não deveria ser uma obrigação pra ninguém. Que tudo bem sair da dieta, isso não é um problema, não deveria ser um problema. Que você é linda e sempre será, com 48 ou 100 quilos mas que isso não significa nada, eu sei que você é muito mais que a casquinha que te fez ser conhecida. Eu sei que é uma mulher fantástica.

Você não é perfeita, nunca será, nem eu, nem ninguém e é isso nos fortalece.

Fica aqui o desejo de que você se liberte, de que você me liberte.

 

Estamos juntas.
Gi

Giovana Camargo

QUEM É Giovana Camargo?

Giovana é entusiasta de movimentos colaborativos, novos modelos educacionais e comunidades de mulheres. Hoje se dedica ao empoderamento feminino, dela e de outras mulheres. Através dos encontros, conteúdos, mentorias de projetos para mulheres e nas longas conversas que cultiva entre um café e outro com elas.

59 respostas para “Carta aberta à Gabriela Pugliesi”

  1. Luciana Levy Ribeiro disse:

    Que lindo. Parabéns!

  2. Polyana Bocalon disse:

    Bacana o texto. Mas desnecessário. Sem inveja alguma, nunca quis um corpo como o dela. Amo meu “coxão” e jamais trocaria por uma perna mais fina mesmo que master definida. Bacana o trabalho dela e só. Nada que eu perderia meu tempo dizendo isso ou aquilo pra ela. Sou a favor da mulher se amar como é… Nem acho que ela seja prisioneira também. Ela se ama, como eu me amo e como qualquer outra mulher deve se aceitar e se quiser, mudar algo em si mesma. Desnecessária esta atenção toda em cima de uma insta celebridade. Ela está na dela e segue quem quiser…Eu não sigo, nem ela nem nenhuma blogueira, mesmo trabalhando com moda. Aliás isso atrapalha minha criatividade, assim como Oscar Niermayer não seguia nenhuma notícia ou lia e se baseava em nada de outros arquitetos para não tirar o foco da criatividade dele…Tenho minha opinião, meus valores, objetivos…Seria muito mais legal se todas nós pudéssemos seguir em frente sem nos basear, criticar ou invejar nenhum corpo ou tipo de beleza… Sermos apenas… Nós! ♡

    • Anna Paula disse:

      A massa está aí, saturando todas as mulheres na busca de beleza e corpo incríveis. Que bom você que você tem seu amor próprio e está satisfeita com o que és. Ocorre que não acontece o mesmo com a grande maioria, que se vê massacrada pelos padrões de beleza (que diga-se de passagem, são tentadores e intensificam dia após dia). Sou magra, sou bonita… talvez não para os outros, mas é assim que me vejo e ainda assim, volta e meia me deparo deslumbrando os ditos padrões. Quem nunca pensou pelo menos uma vez em emagrecer? Você nunca? Acho que tentar quebrar as “correntes” e se libertar de uma sociedade que cultua a perfeição e aprisiona a mulher é super válido. Ela faz parte disso. O trabalho dela é esse!

      • Polyana Bocalon disse:

        Então, a questão é que ela não dita este padrão, ela apenas faz o que tem gosta e acha bacana, assim como a Fernanda Souza que hoje tem um corpão, pois ela quis isso, como outras celebridades… Quem segue com afinco e faz tudo que ela fala, faz porquê quer, mas ela não obriga ninguém.. Claro que gosto de estar bem, mas isso é algo que sigo desde quando minha avó era viva, cuidar da saúde é saudável! Quando estava com alguns quilos a mais não dobrava minha perna de tanta gordura que tinha, pra fazer meu próprio pé. Isso me incomoda, sinto que quando muita gordura no meu corpo, gera colesterol, diabetes etc pelo histórico da minha família. Mas não, nunca quis ter um “tanquinho”, ou quando for mãe, não quero ser uma mãe fisioculturista! Acho lindo curvas, como a das Pin UPS, como Marilin Monroe, etc! Manter meu peso e minha saúde é essencial pra mim, mas não me baseio em insta bloggers e afins! Ao mesmo tempo respeito o trabalho dessa moça, pois com certeza inspirou muitas meninas, cada uma com seu objetivo. Acho que a questão é nós, não seguirmos algo só porquê está na moda, ou porquê virou febre! Olhar pra nós mesmas e nos conhecer a fundo é o caminho, na minha opinião! E cada uma, na sua! =)

  3. Livia Cardoso disse:

    Concordo em partes mas achei um pouco exagerado. As pessoas perdem tempo demais analisando coisas que deveriam passar batidas, que deveriam ser vistas de uma forma mais leve. Parece que incomoda uma mulher conseguir ser bonita, ter um corpo “dos sonhos”, ser bem sucedida e PASMEM feliz com seu próprio corpo. Parece que só pode ser feliz aquela mulher com celulite e estrias, ou com uns quilinhos a mais. Mas aquelas que vivem de dieta, exercícios e buscam por um corpo “ideal” para elas, são vistas como prisioneiras de si mesma. Cada um é feliz do jeito que é. Cada um tem seu estilo de vida e ela apenas divulga o dela. Seria ótimo se ao invés de criticar e deduzir idéias mirabolantes de que ela é prisioneira de seu próprio estilo de vida, vocês parassem e olhassem pra vocês e como VOCÊS gostariam de ser felizes. Como VOCÊS gostariam de ter seu corpo. Ninguém tá apontando a arma na cabeça de ninguém. Sejam mais autênticas, sejam vocês.

  4. Monika Almeida disse:

    Texto desnecessário. Acho que vocês deviam se informar um pouco mais antes de escrever tão “profundamente” para uma pessoa. Ela não incentiva opressão da beleza e sim a felicidade pela vida saudável. A nota foi posta fora de contexto por isso tanta polêmica. Só por que se é gorda ou não gosta de exercício você não deve comer bem, se cuidar bem? Ela é feliz fazendo tudo isso e gosta dela como é, e o que ela prega é isso: seja feliz sendo saudável e não necessariamente magra. Peguem leve e não peguem carona na “notícia do dia”.

  5. Aline Nascimento Silva disse:

    Como vc sabe que ela é prisioneira da ditadura da beleza??!! Ela se ama do jeito que é e passa o incentivo, a disciplina, o cotidiano da vida saudável para quem quiser escutar, para quem acha que esse é o melhor caminha para se sentir mais bonita, mais confiante…. e quem não quiser ok, o livre arbítrio está aí para ser usado…. eu ñ conhecia sua página e infelizmente conheci da pior maneira… vc como mulher ñ precisa usar outra mulher pra subir ou pra ficar conhecida…. você escreveu isso pq não a conhece, bate e depois assopra. Personalidade é o que todo ser humano precisa ter…. escute as coisas com mais leveza, com mais amor…. respira antes de falar…. vc poderia ter escrito algo encorajador, motivador, que fizesse alguém se sentir bem. Isso é o que a Pugli faz, motiva a quem quiser ser motivado.

  6. Larissa Sampaio disse:

    Quanto bla bla bla… É certamente com um motivo só, conseguir leitoras! E pelo visto estam conseguindo, pois eu estou aqui… Mas estou aqui porque discordo totalmente desse discurso dramático. É uma pena como está o mundo hoje em dia, qualquer coisa que se fale é motivo para discutir e apontar o dedo na cara do outro, sem nem ao menos saber quais são os motivos do outro! Gabriela Pugliesi tem uma energia linda, sempre MOTIVANDO as pessoas a fazer o que bem entendem e, com certeza, INCENTIVA a vida saudável!!! Nada além disso, então chega alguém mal intencionado, ouve uma parte minúscula das coisas positivas e boas que ela fala e lançam na internet, com aquele papo politicamente correto! É muito triste não poder se expressar hoje em dia! O que me deixa tranquila é que a luz, a energia do bem da Pugliesi continua bem acesa, e MOTIVANDO muita gente por ai! Parabéns pela ladainha dramática, muito bem escrita!

  7. Letícia Fiaschi disse:

    Fala como se fosse melhor amiga da mulher e, pelo que escreveu, pegou o “bondinho andando” – encontrou uma pauta para fazer um “texto bonito na internet” e ser compartilhado e nem sabe direito sobre a pessoa que está falando. Quem de fato a acompanha, sabe que ela não vive uma “ditadura da beleza”, como você menciona aí. Ela não prega a “magreza a todo custo”, mas sim um estilo de vida saudável e a “vida leve”. Mandar nudes caso saia da dieta, não é pela vergonha do corpo, mas sim pela exposição nas redes sociais. Afinal, tendo “corpão” ou não, se você não é paga pra isso, quem quer seus nudez – caso tenha – expostos por aí, não é mesmo? Enfim…. um monte de blá blá blá, só pra ter o que falar…. Afinal, nas redes sociais, toda brincadeira vira motivo de textão.

  8. Martina Cruz disse:

    Cara, eu acompanho a Pugliesi já tem um bom tempo, acho que até mais de um ano. Sempre segui ela no Snap, curto a guria, e sinceramente? Vocês erraram rude em pegar carona com portal de fofoca, retirar coisa do contexto, criticar uma mulher arduamente junto com a mídia sensacionalista sem ao menos conhecer de verdade oq ela “prega”. Quantas e QUANTAS vezes a Gabriela não incentivou todo mundo no snap dela a se amar, a cuidar do próprio corpo pela saúde, e somente se quiser cuidar do seu corpo?A guria fala mil vezes sobre não achar que todo mundo tem q ter o corpo dela, e sim amar o próprio corpo, se cuidar pra se amar, e ser feliz, sempre pregou leveza, felicidade, energia positiva. Aí ok, ela faz um comentário infeliz, e TODA a mídia, inclusive muita página feminista que eu acompanho, cai matando. E aí, cadê a sororidade ai também? O apoio às nossas irmãs? Pq eu acompanho a Pugliesi a um certo tempo, e já vi ela sofrer inúmeros ataques machistas nas redes sociais, de mulheres e homens chamando a guria de puta, vadia, etc, por usar pouca roupa, por ficar um ano em um relacionamento, terminar e começar outro, por um cara ter largado uma ficante por ela (e ninguém, PASMEM, criticou o cara!), e NENHUMA feminista, nenhum blog feminista, NADA, manifestou apoio a ela. Pq vcs demonizam quem prega vida saudável, quem fala em reeducação alimentar, quem malha, quem quer emagrecer, pq pra muitas feministas, ou vc é gordinha e se ama com sua celulite, estria (oq eu acho super válido, e acho q realmente existe MUITA gordofobia e deve ser combatida), ou você não pode ser feminista! A Gabi não pode ser empoderada? Ninguém pode explicar q ela errou, tentar trazer uma irmã pro nosso lado? NÃO! Pq ela faz dieta, pq ela vive “escrava” da busca pelo corpo perfeito. E em vez de apoiá-la, vocês atiram pedras e pedras, pq em alguns meios feministas vc só pode ser aceito se lutar contra os padrões e nunca desejar mudar algo no corpo. Eu AMO meu corpo, e eu me amo, mas eu quero sim perder 2 quilinhos sempre, e isso não me faz uma vítima sempre, pq eu não sofro com isso. Não defendo ela pelo q disse, ela foi infeliz no comentário, mas porraaa, será q precisa de uma caça as bruxas, em vez de, quem sabe, tentar explicar pra ela q ela errou, e tentar sororizar uma irmã? Pq ataque machista eu te garanto q essa garota sofre, mesmo sendo branca, magra, loira, etc etc. Pq o machismo acontece para todas, ou vocês esqueceram?

    • Karu Machado disse:

      Perfeito, Martina!!
      Concordo com tudo 100%.
      Acompanhei tudo isso que você relatou e fiquei pasma com o machismo das próprias mulheres que fuzilaram a Gabriela, por bosta. Xingaram ela tantoooo por ter saído de um namoro e entrado em outro rapidamente e nada nunca foi falado sobre o cara, que largou a ex pra ficar com ela num estalo.
      É impressionante o julgamento seletivo. Mas ninguém tá nem aí, porque ela é magra, loira, branca de olhos azuis, rica, empresária, modelo e tudo mais que ela é, né?
      Concordo que o comentário foi infeliz e acho que ela deveria em seguida já ter falado que aquilo era brincadeira, mas eu entendo ela. Nem sempre a gente pensa em tudo, né?

      Enfim… acompanho ela, não defendo o que ela disse, mas acho que o negócio tá exageradamente chato!

    • Khadidja Mays disse:

      Gostaria de Copiar isso e colar em toda conversa ou grupo feminista que está atacando a Gabriela, eu não compartilho do estilo pesado de treino dela (nem faço academia), mas acompanho ela por primeiro ser uma pessoa engraçada e com um leveza enorme em tudo que fala e outra por gostar de ver a alimentação e me basear em algumas coisas, não por dieta pois sou magra e gosto de ser assim mas pela saúde mesmo e achei absurdo tudo isso que está acontecendo, eu entendo que as minas estão se emponderando e acho isso lindo, mas poxa vida será que é saudável crucificar a Pugliesi por isso ?
      E cara, concordo com TUDO o que você disse, obrigada por esse comentário.

    • Bianca de Souza disse:

      Posso copiar e colar em todos os lugares também?¹ To achando tããããoooo chato esse barulho toda em volta de um snap que foi a tanto tempo.. e outra esse texto insunando que a vida dela é sofrida e sem glamour pq ela vive nesse guerra pra ser magra?! Genteeee vamos lembrar que ela é magra!! A irmã.. a mãe.. e a alimentação dela é saudavel! A menina come de maneina natural, não vejo ela sofrendo pra comer tapioca..salada..suco, tem gente que gosta uai. Se eu não sofro comendo Mc Donalds imagino que ela também não almoçando peixe com aspargos. As pessoas estão muito sem ter o que fazer pra continuar atacando quem tem a vida que elas não podem ter!!

    • Natália I. disse:

      Perfeito Martina!!!
      Eu também acompanho ela pelo snap, nem olho muita coisa no insta na verdade, pq curto os treinos, idéias de pratos saudáveis..enfim..e nunca vi ela pregando que todo mundo tem que viver de dieta e ser magra. Aliás, como você mesmo escreveu, ela sempre incentiva a prática de exercícios pela saúde.. e uma boa alimentação. E ela come o que ela quiser, quando quiser, sempre fala que o importante é ser feliz, se amar, se curtir..
      Acho mesmo que ela é perseguida nas redes sociais, nenhuma outra blogueira tem tanta ‘responsabilidade’ com uma geração de meninas e mulheres como dizem que ela tem. E sobre o comentário sobre os nudes, ela estava de fato, fazendo uma brincadeira pra ela mesma… não consigo acreditar que alguem foi incentivada a mandar nudes para uma amiga após isso..e sim, o assunto é sério, sim, é crime, sim para váriaaaas coisas, mas a gente deveria ter mais empatia e não sacrificar a menina por um comentário infeliz em um momento de descontração. E outros estão falando que foi um absurdo ela não pedir desculpa, mesmo com toda a polêmica.. ela acredita nela mesma, no que ela falou, na atitude. Acho isso correto. Acho que ela não é hipocrita de voltar atrás só para agradar quem ficou revoltado e ofendido só pq não entendeu o contexto. Ai, textão. Mas é isso. Arrasou Martina. Bjs a todas que vão parar um momento para pensar se não está sendo apenas influenciada pela raiva generalizada.

    • Brunna Mancuso disse:

      Perfeito, Martina!! Eu só vejo lamentação e análise rasa nesse texto, um pretexto pra ganhar shares e aproveitar o buzz que gerou esse assunto. Só lamento.

    • Martina Cruz disse:

      Tenho pra mim que páginas feministas deveriam ir na contramão das notícias sensacionalistas que degradam com as mulheres. Talvez analisar mais a fundo, em vez de repetir a mesma análise rasa e preconceituosa de outros portais de notícia… Mas se há a opção de crucificar quem busca um estilo de vida saudável, quem malha e se exercita, quem aceita e ama seu corpo, mas nem por isso é obrigada a permanecer gordinha, parece que tudo vale a pena.

  9. Ana Carolina Brandão disse:

    Caraca… sério mesmo que vc parou sua vida pra escrever esse texto?!?? Com certeza ela vai deixar o estilo de vida dela (e que ELA gosta) por causa disso.

  10. Bárbara Exposto disse:

    Faço parte do time que achou o texto desnecessário. Afinal, quem é a autora para afirmar que a Gabriela é escrava e vítima de padrões de beleza? Ela não pode gostar de ser saudável? Tem gente que gosta! Que gosta de fazer dieta, que ama fazer exercícios! Apenas! Isso não quer dizer que ela é esta aprisionada a algo! Acompanho a Pugliese no Instagram, claro que há dinheiro e negócios vinculados aos posts, mas isso não quer dizer que ela tenha esse estilo de vida obrigatoriamente ou que oprima quem não segue o mesmo estilo de vida que ela leva, já passou pela cabeça de vocês que tudo pode ser mais simples? Que ela pode apenas amar viver dessa maneira e apenas compartilha nas redes sociais o que gosta, assim
    Como todos nós fazemos? O que posso dizer é que todos nós somos vítimas do julgamento dos outros, pessoas julgam sem ter o conhecimento adequado das situações. E sim, todos podem ter um corpo estilo ‘Pugliese’ basta força de vontade, todos podem fazer o que quiser, basta querer!

  11. Pamela Brischi Santimaria disse:

    recalque chegou e parou!

  12. “Não tem glamour.” Parabéns pelo texto . obrigada flor .

  13. Vivi Caixeta disse:

    Sinceramente…
    Acho que quem não se ama e esta aprisionada é você…
    Se está contente com o seu corpo (que provavelmente é bem diferente do dela), ok… Guarde isso para você e seja feliz…
    Assim como acha absurdo ela gostar de ser quem é, provavelmente ela ache absurdo vc ser quem é…
    As pessoas são diferentes e devem ser respeitaras…
    Se não gosta dela, da postura, do estilo de vida, ótimo… Direito seu!! Mas não temos o direito de querer que o outro pare de ser quem é porque nós não gostamos dela ou por não conseguirmos ser como ela…
    Vou escrever um conteúdo pedido p Gisele Bunchen deixar de ser linda, alta, magra, porque eu não consigo ser como ela??
    Sinceramente, quem deve ter mais do que essas casquinhas deve ser você…
    Cada um tem o seu trabalho e deve ser respeitado por ele!!
    Se não gosta dela, não a siga… Mas tenho ctz que ela está no seu snapchat e Instagram só p alimentar a sua frustração!
    Espero que vc se liberte dessa “invejinha” e consiga ser feliz com vc mesma sem se importar com os outros…
    As coisas e pessoas têm a importância que nós damos! Pense nisso!

  14. Tabatha Hochreiter disse:

    Adorei o que você escreveu, acho essa ladra de namorados (fiz meu namorado deseguir ela no instagram kkk) uma chatona. Temos que aprender que não existe perfeição. Existe se amar. Sempre fui gorda, e a 3 anos atras eu fiz redução de estomago. Não sou magra, mas não sou gorda, sou eu e me amo assim. Não fiz plastica, não coloquei peito, não tirei pele que sobraram. Me amo assim e meu namorado mais ainda. Vamos aprender a ser pessoas seguras. Pq no final………ninguem paga sua conta.

    • Natália disse:

      Tabatha, apenas para te fazer pensar, se você a considera uma ladra de namorados (como se parecesse que ela que fez tudo sozinha e os homens não tem culpa alguma, foram “vítimas” dela) e se isso te levou até a pedir ao seu namorado para que a excluísse, quem tem problema com auto-estima e não é segura é você. Pior de tudo, você faz parte do time de mulheres que reproduzem o machismo, apontando o dedo e acusando mulheres como “atiradas” e como “ladra de namorados”.
      Beijos de luz.

      • Tabatha Hochreiter disse:

        Já entendi, você deve ser fã dela. Nao sou machista, so acho errado algumas atitudes que ela demonstra. Como se ela me conhecesse talvez não aprovasse algumas coisas que eu faço. A vida é assim.

    • Karu Machado disse:

      Tabatha, você é machista.
      Ninguém rouba namorado de ninguém. O tal namorado tem um cérebro e sabe tomar decisões.
      Reflita.

      • Hair's Jéssica Trindade disse:

        Só eu percebo inveja nas palavras ditas contra a Pugli??? Quem segue ela pelo snap sabe exatamente a pessoa maravilhosa que ela é, chega gente vão focar na vida de vocês, cada um sabe de si, se você é feliz gordinha ou magra isso é o que importa, ninguém obriga ninguém a nada. Muito menos a Pugli, ela simplesmente mostra o dia a dia da vida dela, jamais falou que temos ser igual a ela, até por que ninguém é igual ao outro. Mais paz na vida e sem julgamentos por favor.

        • Hair's Jéssica Trindade disse:

          Em questão ao nudes, todos sabemos que ela estava brincando, mas pessoas de mal com a vida sempre irão tirar frases do contexto, para depois falar “nossa ela é a favor disto, ou tal pessoa falou aquilo, gente por favor neh. Vamos cada um ser o que é e não tentar aparecer a base do outro. Isso vale para esta blogueira que perde tempo falando da vida dos outros.

  15. Maria Emilia Ometto disse:

    Sou totalmente contra essa opinião!! Ela é famosa
    como qualquer outra, expõe seu cotidiano como
    qualquer outra e acho que as pessoas não são
    obrigadas a seguir e muito menos a fazer o que ela
    faz, deve seguir quem realmente acha que ela
    faz alguma diferença para o lado bom e não quem
    não gosta dela e só quer causar polêmicas. Cada
    um nasce com a sua própria personalidade e sabe
    muito bem o que é certo ou errado.
    Eu sigo ela, adoro ela, ela me inspira muuuuuuito
    na parte de praticar exercícios; é animada, está
    sempre de bem com a vida, se ama em primeiro
    lugar…e é isso o que importa. Ela nunca criticou
    pessoas acima do peso e nenhum outro tipo de
    pessoa. Ela sempre disse coisas dela mesma.
    Normal, sempre tem algo que queremos alcançar,
    e ela quer ser saudável, se alimentar bem, praticar
    exercícios e acho mesmo que todos deveriam fazer
    isso. Não pensando em ter um corpo magro e
    definido, tudo bem que isso são consequências de
    uma vida saudável, mas pensar em como
    você vai estar daqui uns anos se continuar a se alimentar
    mal, ter uma vida sedentária, ter inveja, rancor.
    Isso não é legal. E também desenvolve várias doenças
    crônicas. Não que você não possa ser gorda, mas é
    melhor que seja saudável. Relaxa, sem Neura.
    A VIDA É MAAAAAAAAARA. Se tem pessoas que
    acham errado ser saudável, então não sei mais o que é
    certo, é o fim do mundo mesmo. E vamos treinar, comer
    bem e mostrar o resultado de todo esse esforço e
    dedicação (acaba não mundão….manda nuds)

  16. Alane Barroso disse:

    gente é mais simples q tudo isso! Ela é feliz sendo daquele jeito e vc é feliz (ou não… Pelo q eu tô lendo) sendo do seu jeito!! Tenta seguir c sua vida sem q as atividades externas atrapalhem tua paz interior!! Porque é justamente isso q dá futuro!! E não julgar as pessoas! Trabalha sua energia primeiramente pensando positivo coisa q acho q vc não deve fazer muito porque logo no 2 parágrafo vc já deixa claro q “nunca vai conseguir ser” e ainda diz q as outras pessoas tbm não vão conseguir!! … Borá trabalhar um pouco a positividade!!! Boa sorte ;)

  17. Luiza disse:

    XABLAU AWARDS 2015

  18. Caroline disse:

    Não sou muito de comentar “discussões” na internet mas essa me chamou atenção, tanto pelo texto como pelos comentários. Acho muito engraçado o burburinho que a Gabriela Pugliesi causa! Tudo que faz é motivo para nota, matéria, carta, post. Acho ela um caso a ser estudado, pois gera um amor e ódio nas pessoas, na mesma proporção, impressionante! Sigo-a desde que começou, já tive meus julgamentos de amor e ódio, e hoje consigo apenas enxergar o que ela é – uma pessoa normal, famosa sim, que expõe sua vida com o intuito de motivar as pessoas a terem um vida saudavel. Se é midia, marketing, jabá, publi post não importa, esse é o meio que ela encontrou de ganhar dinheiro e sorte dela que consegue fazer o que gosta e ainda ganhar (muito) por isso. O que chama a atenção é essa ambiguidade – ser fitness e saudável virou moda, nunca se falou tanto de gluten, lactose, orgânico e exercícios, mas se alguém fala e faz tudo isso, é escrava do corpo e dits regra de magreza. Sempre fui saudável e comi bem, mas hoje, com a maturidade que a vida vai trazendo, me cuido muito mais, como cada vez mais coisa saudável, faço exercícios mesmo que com preguiça, pois sei que faz bem para minha saúde, e eu quero viver muito! A magreza? Se vc leva uma vida saudável sabe que ela é consequência! Ah, e não, eu não sou uma fã da Gabriela que veio defende-la, apenas sou alguém que conseguiu ver e viver uma a vida leve e acima de tudo saudável!

  19. Larissa Sardenberg disse:

    Por favor, procurem saber sobre a pugliesi antes de fazerem matérias como essa. (Essa foto foi postada no instagram dela há 3 semanas). Ela só faz tudo o que faz, pois sempre foi magrela, gosta e é feliz com o corpo dela assim, nunca impôs magreza como padrã de beleza. E sobre aquilo dos nudes, quem a segue sabe que ela faz muuuitas brincadeiras, talvez tenha sido uma brincadeira de mal gosto ou não, vale a pessoa interpretar, mas nunca foi o objetivo dela ofender ninguém.

    • Luciana Barros disse:

      “Ela sempre foi magrela…” Vc esta enganada! (apenas corrigindo, não brigando) Ela já foi gordinha na infância. quadradinha já adulta e bem mais feia. Aliás, ela mudou muitas coisas no rosto tbm. Só puxar o antes e depois dela.
      Disse em uma entrevista que faz vários tratamentos em clinicas de estéticas, que hj ela é considerada “musa fitness” , que é referência de corpo para muita gente e tem obrigação de manter o corpo (isso é sim uma forma de prisão de escolha própria ), defende o EQUILÍBRIO e NÃO gosta radicalidade, tbm usa apps para melhorar as fotos…palavras da boca dela em entrevista no SPFW ao vivo. Realmente ela é uma pessoa do bem, espontânea e paga o preço por isso, como nesse infeliz Snap, e óbvio que ela sendo uma pessoa pública a responsabilidade aumenta. Pois muitas adolescentes a seguem e discernir se é brincadeira ou não…já não é uma tarefa fácil principalmente para adolescente.
      Resumindo, ela faz parte de um grupo que busca melhorar sempre e não acho isso errado, porque cada um tem sua TRIBO e usa as “armas” que tem. Agora, falar que é NATURAL não é rs…é fruto de muitooo esforço, dedicação, determinação e $$$. Sou formada em Ed. Física e sei que muitos estão tomando mil suplementações e até GH. E admiro SIM uma pessoa (tanto homem ou mulher) que tem foco, determinação, mesmo usando artifícios (cada um cada um) e não adiantaaaaa tem que abrir mão de gordeliciasss rs para não ter sobrepeso. Se parte das mulheres se sentem bem gordinhas, com celulites e estão felizes, ótimo!. Euuu NÂO me sinto! Sou exigente comigo, mas não escrava porque me permito até que demais! rs Até porque o tempo é inexorável e ele chega!

  20. Lu disse:

    Critica a forma dela angariar seguidores, patrocínios.. ela pega carona nesse business que ela criou e você pega carona na fama dela. Ou vcs acham que a gente é bobo, que não percebe que tá na moda carta aberta, ser politicamente correto, falar que é lindo ser linda sem Make, acima do peso, etc etc etc? Não que não seja, mas Ow, na boa, esses textos viralizados em facebook e etc só engana quem eh bobo. Vcs buscam uma comoção do público (e conseguem). Ai, como eu sou feminista. Cara, ser feminista, empoderar mulheres e etc VAI MUITO além de escrever uma carta aberta que POR FAVOR, não tente nos enganar, tem um tom de querer aparecer. Pegaram a mulher pra Cristo e tá todo querendo ganhar posar de bonzinho em cima. Assim como ser fitness como ela, e fazer presença em eventos, postar foto de comida, marcas, academias e convívio com famosos rende likes e empatia do público, meter o pau nela também passou a render. Por que não falam das inúmeras meninas que se sentiram motivadas a comer melhor, a se exercitar? Das inúmeras mensagens de agradecimento que ela recebe? Até pais e mães a agradecem. Será mesmo que é por que ela tá incentivando alguém a ter anorexia? Cara, tem tanta coisa no mundo, novela, filmes, livros consagrados pela crítica, políticos e tantas outras figuras públicas que incentivam um comportamento X ou Y… Se eu vou me drogar, deixar de comer ou o que seja em função do que os outros falam ou fazem… O mundo PARA! E acho que você não segue ela direito e, repetindo, pegou carona. Pegou carona nesse bafafá que virou esse snap dela. MEU DEUS. O “manda nudes” eh uma expressão em alta e eh brincadeira. Façam o circo que queiram, mas EH BRINCADEIRA. a pessoa que entendeu como sério e fez um pacto com a best e mandou os famigerados nudes tem SÉRIOS PROBLEMAS e será incapaz de, na vida, entender o que é certo ou errado, interpretar ironias e sarcasmos e se relacionar com os demais seres humanos. É mais, tem sérios problemas também de identificar os perigos da vida e deve ser bem bobinha e alienadinha pra não saber o que acontece com meninas que têm fotos divulgadas. Até onde sei, ela eh adulta, dá dicas de treino e alimentação para adultos e não chama Xuxa nem Eliana pra filtrar as coisas que diz para um público infantil. eh a mesmíssima coisa de um filme com classificação etária X que eh desrespeitada e assistida por pessoas de idade menor que X. Difícil controlar, não acha não? Mas tudo bem, o seu foco não foram crianças ou adolescentes, mas mulheres mesmo. Sobre essas não tenho nem o que comentar. A pessoa que chega na vida adulta e não sabe que tudo tem um lado bom e outro ruim, e que a gente deve acatar o que é bom e deixar de lado o que é ruim (ou não se aplica a nós)? Eu não tenho o corpo perfeito, e não eh pq sigo ela q fico deprimida, com auto estima no pé ou desenvolvendo distúrbios alimentares. De gente de cabeça fraca o mundo tá cheio. Ela já falou e repetiu mil vezes que cada um faz o que funciona pra si, cada um eh feliz com o corpo que acha bonito. Tem gente que nem curte essa magreza toda dela!!! Mas ela gosta. Não dá pra responsabiliza-lá por todos os problemas de machismo e opressão que sofremos ao longo dos séculos. Apenas não dá. Se assim mesmo quiser, comece por outras profissões, como atrizes e modelos, que vendem os mesmíssimos padrões criticados há muito mais tempo que as blogueiras.
    Acharam uma brecha pra aparecer e foram em frente. Os críticos da pugliesi são iguaizinhos a ela. Reflita.

  21. Duds Saldanha disse:

    Achei esse texto super sincero e que em nenhum momento ofende a moça <3 Me representa em muitos níveis! Tamo junta, Gi :)

  22. Daniela M. Ribeiro disse:

    Desculpa, mas acho q as pessoas tem q parar de achar q ser da forma q a Pugliesi é, é errado.. É mt legal sim vc ser uma mulher bonita, com o corpo bonito, o cabelo bonito, q se alimenta bem, q faz exercícios, q viaja! Essa carta é coisa de mulher mal amada q se rói por dentro por não poder ter ou ser tudo isso.. Ela não precisa ter nenhuma dor a esconder, ela pode ser realmente mt feliz, e falar q não gostaria de ganhar dinheiro e ser patrocinada só por ser bonita é mt hipocrisia!!! E só queria lembrar q a hipocrisia vai ainda mais longe a partir do momento q vc não é uma mulher bonita ou magra (ou q esteja em qualquer outro padrão) mas q quer um cara q seja gato, rico, educado.. Se vc quer o melhor, vc tbm tem q ser melhor! O ideal é q as pessoas sejam o melhor de tudo q se pode ser, não só na beleza, mas em tudo! Isso não é imposto pela sociedade, isso é imposto a partir do momento q chegamos a esse mundo!

    • Karu Machado disse:

      A Gabriela tem a sorte de poder fazer do estilo de vida dela, a fonte de renda dela também.
      Imagina que legal você ser uma motivadora e ao mesmo tempo se motivar porque sabe que os outros se espelham em você?
      Essa é a vida dela, né. Hoje ela ganha muito dinheiro simplesmente para ser quem ela já era antes desse sucesso. Alguém que vive saudavelmente… come bem e se exercita e é feliz!
      Não tenho um pingo de inveja dela. Acho que todas temos o poder de nos tornarmos uma ”Pugliesi” da vida. Mas por que será que nem todas nós somos iguais a ela? Porque não é assim tão fácil. Ela é forte e consegue!
      É ridículo criticar a vida dela.
      Ninguém precisa ser magro e musculoso, mas manter um estilo de vida saudável não deveria ofender ninguém, não é mesmo?
      Deixem ela em paz, povo!

  23. Helen Albani Rezende disse:

    Que texto mais desnecessário. Este texto apenas mostrou que quem é insatisfeita com si mesma é vc! Não sou fitness, me alimento bem, mas não deixo de tomar minha cerveja , nem meus vinhos, não deixo de comer minha sobremesa final de semana, pq essa é a forma que EU sou feliz. Não sigo a Pugli, não tenho vontade de ter o corpo igual o dela, mas ela é feliz sim, da forma como ELA
    escolheu. Quem esta precisando respeitar a opinião dos outros é você. Nunca me envolvi em nenhuma discussão de internet, mas essa eu achei demais. E seu texto me desculpe, passou um ar de inveja do inicio ate o final. Uma amiga me falou uma frase que acho q serve para você ” as pessoas estão tão vazias de si que o prazer delas é achar um furo alheio”. Triste. Triste você ter pego uma frase em meio a um vídeo e deturpar desta forma. Você precisa rever sua vida, seus princípios e o que te faz feliz.

  24. Renato Santos disse:

    TA MAIS QUE CERTA MESMO, DITADURA DA BELEZA DE C.. É RO…

  25. Jéssica Nayana disse:

    Na moral, eu realmente acho que ela faz isso não por obrigação, nem pela imagem ou pelo dinheiro, eu realmente acredito que ela faz isso porque ela gosta! E se a pessoa se sente feliz fazendo dieta ou se desafiando a fazer algo o importante é o que a pessoa gosta é o que a deixa feliz, talvez isso tudo que ela faça não é felicidade pra alguns mas pra ela e pra outras pessoas é…

    • Karu Machado disse:

      Cara, ela tem motivação ($$$$$) pro resto da vida pra continuar a manter o corpo saudável.
      Quer emprego melhor que esse? Ela tem é muita sorte de ter feito do estilo de vida dela, a fonte de renda dela também.
      Esse texto é absurdo e péssimo!

  26. Paula disse:

    Erraram feio em pegar carona com portal de fofoca (2), sou gordinha, não teria nem porque defender ela, se ela realmente tivesse falado sério, sigo ela no snap, e vi ela falando, ela é muito brincalhona, falou isso e logo depois disse que era brincadeira, que óbvio que não era para as pessoas fazerem isso. Antes de escrever algo, sugiro vocês a pesquisar a veracidade.

  27. Hélio Gualberto disse:

    mano do céu, que texto escroto. é muito invasivo escrever uma “carta aberta” a uma pessoa dizendo que ela está errada. poderia até ser uma carta aberta a blogueiras fitness. mas, da maneira que foi colocado, não se respeitou nem um pouco as escolhas da pessoa. quem gosta de malhar e praticar esportes não está falando apenas de estética, está falando de todo um estilo de vida.
    muito ruim… em tempo: obesidade é uma doença grave e mata. e empoderamento não é comer brigadeiro e refrigerante, é poder fazer suas escolhas sem ser julgada. enfim… tem que ter muito cuidado para não sair apontando o dedo na cara dos outros e dizendo “o que eu acredito é melhor do que o que você acredita”. este texto fez isso de forma muito invasiva e equivocada.

  28. Larissa Martins disse:

    Eu seguia ela e ate mesmo cheguei a comprar seu livro e antes dava pra ver um incentivo a vida saudável,mas agora a mesma só se importa com lucro e ja vi varias dizer para amar ” o seu corpo ” quando a mesma ja mandou cuspir chocolate e comer um hambúrguer nua na frente do espelho. Digo que de certa forma ela dita sim uma ditadura da magreza, ate concordo que tem.um certo exagero no texto, mas acho que a blogueira erra as vezes no seu discurso e usa Desculpas para se justificar ja cansei de ver garotas nos comentários dizendo que vão parar de comer, que nunca vao ter esse corpo…

  29. Hair's Jéssica Trindade disse:

    Só eu percebo inveja nas palavras ditas contra a Pugli??? Quem segue ela pelo snap sabe exatamente a pessoa maravilhosa que ela é, chega gente vão focar na vida de vocês, cada um sabe de si, se você é feliz gordinha ou magra isso é o que importa, ninguém obriga ninguém a nada. Muito menos a Pugli, ela simplesmente mostra o dia a dia da vida dela, jamais falou que temos ser igual a ela, até por que ninguém é igual ao outro. Mais paz na vida e sem julgamentos por favor. Em questão ao nudes, todos sabemos que ela estava brincando, mas pessoas de mal com a vida sempre irão tirar frases do contexto, para depois falar “nossa ela é a favor disto, ou tal pessoa falou aquilo, gente por favor neh. Vamos cada um ser o que é e não tentar aparecer a base do outro. Isso vale para esta blogueira que perde tempo falando da vida dos outros.

  30. Daniela Amaral disse:

    Discurdo de alguns assuntos que vc relatou pois a pugliesi relata o que ela realmente sente!!!!!! Eh a OPINIAO dela! Se vc discorda o problema eh seu! O trabalho dela pra quem realmente conhece e segue ela ,sabe q ela estava brincando naquele video sobre mandar “nuds” e que se vc se informasse direito saberia disso,pois ela relatou no snap muitas vezes fland que estava brincando ! Mas realmente todo mundo tem que se sentir bem do jeito que é! Cada um tem seu corpo e sua forma de alimentar ou viver! Mas ela esta apenas fazendo seu trabalho e dando forca pra quem decidir por sua propria escolha seguir ela e viver dessa vida fitness ! E como muuitos dizem ” cada um tem seu corpo e faz o que quiser com ele!!” É a vida dela ,como a sua tbm! Nao estou criticando ninguem! Mas todo mundo tem direito de ser o que quiser!

  31. Rachel Alvarez disse:

    poxa. discordo com a mocinha que escreveu isso.
    acho que primeiro de tudo, sim, somos lindas com 40 ou 100kg mas temos que lembrar que ser saudavel eh impagavel e importantissimo. Tanto para mulheres quanto para os homens. Nao podemos esquecer que ser saudavel eh necessario. Num mundo em que ficamos sentamos em frente a um computador mais de 8 horas por dia, nosso corpo precisa de mais atencao SIM. Quando que comer pepino entre refeicoes se tornou radical e comer uma barra de chocolate depois do jantar se tornou normal? Quando que ter barriga sarada se tornou radical e estar 40kg acima do peso se tornou normal?! Quando?! E PORQUE?!
    Achei errado criticarem a Gabriela pelo estilo de vida dela. Nao vejo ninguem criticando os homens mais gostosos do Brasil pelas mesmas escolhas…pra uma pessoa que se diz feminista, de feminista essa Giovana nao tem nada. Ser feminista eh querer que a outra mulher seja aquilo que ela quiser; seja ser magra com corpo sarado ou gordinha, seja trabalhando fora ou dona de casa. Ser feminista eh aceitar que o papel da mulher na sociedade nao deve ser diferente ao do homem – que somos iguais. E o que essa Giovana fez foi exatamente o contrario. Ela critica uma mulher por uma escolha que nenhum homem seria criticado.
    Shame on her! Nao curti. Acho que ta tomando um espaco desnecessario na internet. E digo mais! Eh por isso que a sociedade em que vivemos atualmente condena feministas. Porque tem feminista que nao sabe nem o que eh ser uma mulher de verdade, mas acha que sabe.

  32. Gabi Toscano disse:

    Eu não sou rica, não sou magra, não nasci loira, não sou linda e admiro muito a Gabriela. Chato deve ser ter que gastar tempo escrevendo sobre a maneira de ser, o modo de levar a vida, de outra pessoa… Infeliz é aquele que julga o que se passa dentro dos outros, achando que seu modo de ver é a “verdadeira verdade”… Triste são todos aqueles que cruxificam alguém por ser diferente de si… Tudo que você escreveu aqui se encaixa como uma luva em suas próprias mãos. Você precisa apenas se colocar em um universo oposto ao seu. Eu desacredito veementemente que alguém fica satisfeito gordo, até porque sabemos perfeitamente que a gordura não traz benefício nenhum para a saúde! Não faço dieta e não tenho o abdômen da Pugliese (aliás, ele está muito longe disso), mas cuido da minha alimentação e pratico atividade física por prazer e por preocupação não só com a saúde, mas com a estética SIM!!! Acho maravilhoso não me sentir gorda! Esse é o MEU modo de ver a vida! Não me encomodo nada com as pessoas que vivem como a Pugliese… Bem, pra ser sincera me encomodo muito mais as pessoas sedentárias, desregradas, que não se preocupam com a própria saúde! Siqueira até curiosa só de imaginar um snapchat da vida monótona de um sedentario: seria um see pálido (sem se bronzear deliciosamente ao sol)??? comeria sem controle, sem preocupação ??? Passaria o dia no computador, trabalhando ou falando mal dos outros??? Vendo tv??? No trabalho pensando no próximo texto falando mal da vida alheia??? 🙄 Huuummmm… Acho que talvez meia dúzia de deprimidos o seguiriam…
    Enfim, vamos cuidar da gente porque o próximo devemos amar como a nós mesmos, né?
    As diferenças estão aí… vamos respeita-las sem ofensas? Isso sim é atitude de gente feliz e bem resolvida!!!
    Paz e amor!!!
    Gabriela Toscano

  33. Gabi Toscano disse:

    Eu não sou rica, não sou magra, não nasci loira, não sou linda e admiro muito a Gabriela. Chato deve ser ter que gastar tempo escrevendo sobre a maneira de ser, o modo de levar a vida, de outra pessoa… Infeliz é aquele que julga o que se passa dentro dos outros, achando que seu modo de ver é a “verdadeira verdade”… Triste são todos aqueles que cruxificam alguém por ser diferente de si… Tudo que você escreveu aqui se encaixa como uma luva em suas próprias mãos. Você precisa apenas se colocar em um universo oposto ao seu. Eu desacredito veementemente que alguém fica satisfeito gordo, até porque sabemos perfeitamente que a gordura não traz benefício nenhum para a saúde! Não faço dieta e não tenho o abdômen da Pugliese (aliás, ele está muito longe disso), mas cuido da minha alimentação e pratico atividade física por prazer e por preocupação não só com a saúde, mas com a estética SIM!!! Acho maravilhoso não me sentir gorda! Esse é o MEU modo de ver a vida! Não me incomodo nada com as pessoas que vivem como a Pugliese… Bem, pra ser sincera me incomodo muito mais as pessoas sedentárias, desregradas, que não se preocupam com a própria saúde! Siqueira até curiosa só de imaginar um snapchat da vida monótona de um sedentario: seria um ser pálido (sem se bronzear deliciosamente ao sol)??? comeria sem controle, em demasia ??? Passaria o dia no computador, trabalhando ou falando mal dos outros??? Vendo tv??? No trabalho pensando no próximo texto Criticando as pessoas que têm o que eu não tenho (muitas vezes porque me falta força de vontade e perseverança )??? 🙄 Huuummmm… Acho que talvez meia dúzia de deprimidos o seguiriam…
    Enfim, vamos cuidar da gente porque o próximo devemos amar como a nós mesmos, né?
    As diferenças estão aí… vamos respeita-las sem ofensas? Isso sim é atitude de gente feliz e bem resolvida!!!
    Paz e amor!!!
    Gabriela Toscano

  34. Leidiana disse:

    Vc sempre falou isso das coisas que os famosos postam, ou essa foi a primeira vez? Acredito que vc tem que se libertar, dos sites de fofocas, Pq eles só afundam sua mente, e te leva pra um mundo que não existe, a Gabi não está ali pra ser copiada, ela está ali mostrando o dia a dia dela, o que ela vive, ela não faz nada de mal pro corpo e pra mente dela, o que ela espera de todas as pessoas, e que elas se amem, e se aceitem, se tiver alguma coisa em vc que vc não gosta, ela te incentiva a mudar, mais pra vc viver melhor, agora vc achar que vai ter o corpo dela, a cor dela, ser como ela, aí vc tá pirando, Pq cada ser humano é um, não existe nenhum igual ao outro, abra sua mente e se liberte do sites de fofoca, e Assista bastante snaps dela, que vc vai entender o que ela realmente quer passar!!! A parada do nudes, acredito que vc não viu o snap inteiro, pois eu vi e foi brincadeira de verdade! E acredite essa brincadeira e muito pouca coisa, perto do que os outros famosos fazem! Reveja suas cartas e seu conceito sobre ela acredito que vc ganhará mais!

  35. Julia Russo Miranda disse:

    Amiga,a Gabi é MARA! ela conseguiu ser a melhor versão DELA MESMA! cada um tem seu caminho e propósito! ache o SEU e faça o seu MELhOR! Sucesso. Beijo

  36. Marcílio H. G. Drummond disse:

    Na minha opinião tudo não passa de recalque. Não se pode condenar alguém que consegue fazer o que a maioria não consegue. Ser gordo não é bom e nunca vai ser. As pessoas precisam mesmo é ter uma dieta adequada, fazerem exercícios e terem um percentual de gordura baixo (claro, sem um extremo).

  37. Yuri Jahara disse:

    Giovana, eu não te conheço mas ao ler seu texto tive vontade de abraca-la. Acompanhei a repercussão sobre a Pugliesi e você foi a primeira a expor o assunto de forma tão amorosa. Assim como os que sofrem por não serem o padrão, o padrão por sua vez também sofre para se manter. Sofrimentos e ganhos diferentes, claro. Creio que a repercussão não deva ter feito nada bem a Pugliesi e sua imagem, assim como muitas outras sofrem por um padrão que castiga humilha e nos condena por sermos diferentes. Lindo seu texto. Você é maravilhosa.

  38. Lara disse:

    Enquanto em Mariana MG, a população luta pela vida, independente de ser magra, linda e loira, aqui perde se tempo com esse disse me disse. É a banalização da vida, o fim do mundo.

  39. Clarita disse:

    A mulherada tem que parar de se auto sabotar e precisamos nos apoiar mais. No Brasil precisamos de exemplos como o da Pugliese, de mulheres determinadas q correm atras do q querem independente do que seja. Ela eh magra pq nao come pizza com coca sabado a noite, eh sarada pq acorda as 5 da matina para ir malhar.. quer maior exemplo de determinacao do que esse? ela se sacrifica pelo que quer entao nao podemos critica-la.. tds temos nossas metas e sonhos. Agora, a ideia que vc quis passar tb eh ultra importante, soh surtiu efeito contrario pq vc atacou alguem tentando passar essa mensagem, mas acho tb super valida e acho q deveriamos tb ter mais exemplos como o seu!!

  40. biancamkt disse:

    Na boa, sou super a favor do feminismo e das mulheres se empoderarem, se valorizarem e se amarem como são.
    A Gabriela Pugliesi não dita nenhuma regra de magreza. Acho que qqer pessoa que segue o snapchat dela pode perceber isso.
    A mina gosta de ser magra e malhar 4h por dia. Ela vive disse, é isso que faz bem pra mente dela… deixa ela ser feliz, gente.
    Que pegação no pé desnecessária. Deixem ela ser quem ela é. Em nenhum momento ela diz que precisa ser igual ela pra ser feliz.
    Agora ela tem que se controlar pra ser ela mesma porque tá cheio de gente em cima esperando ela fazer qqer coisa pra criticar?
    Realmente deve ser muito difícil ser a Gabriela Pugliesi com tanta “polícia da ditadura” de plantão.

  41. Stephanie Petruska disse:

    Também achei um texto desnecessario pelo fato de muitas mulheres só quererem uma desculpa para não se cuidarem como deveriam. Eu como profissional de saúde tanto insisto e batalho para as pessoas no geral pararem de serem sedentárias pelo milhões de riscos que estas pessoas correm e leio este texto. A autora está certa em não precisarmos ser perfeitas, mas deveria incluir um incentivo a mais para as mulheres procurarem ter atitudes mais saudáveis por toda a vida mesmo que isto seja uma obrigação. E não deveria insinuar como se a modelo não fosse feliz pela vida saudável que tem, que seja fragilizada, não se julga ninguém principalmente pelo o que não se conhece. Menos julgamento a vida alheia e mais preocupação com a própria vida , em querer evoluir em todos os sentidos. Se for pra abrir a boca pra falar mal de qualquer pessoa que seja, é melhor nos calarmos, pois o q deve ser levado das outras pessoas são os ensinamentos que elas nos oferecem.

  42. “…com muito esforço, consegue ser perfeita, magra, esguia, loira, bronzeada. Perfeita.”

    “…Você não é perfeita, nunca será, nem eu…”

    Gostei do texto em alguns pontos, mas essa parte foi meio contraditória.

  43. […] um tempo que essa “Carta aberta à Gabriela Pugliesi” está nos nossos favoritos, mas sabe quando você esquece. Então foi isso que acontece, por isso […]

Deixe uma resposta