Da necessidade somada a oportunidade nasceu uma empreendedora

Se você é mulher e vive no Brasil, também é bombardeada diariamente por padrões de beleza e comportamento. E teve alguma dificuldade em se encaixar nesses padrões que são muitas vezes impossíveis e outras vezes nos obrigam a ser o que não somos. Seja pelo cabelo, sotaque, cor da pele, peso ou bens materiais, os padrões vêm de várias direções causando sofrimento para muitas mulheres, mas existem aquelas que resistem em busca de suas necessidades.

E foi o que fez a Flavia Durante, jornalista, DJ e criadora da Feira Pop Plus, a maior feira Plus Size do Brasil. Em 2012, como consumidora, descobriu uma necessidade

“A partir do momento que comecei a engordar percebi que faltavam opções de roupas Plus Size com estilo”.

Ela não sonhava em trabalhar com moda, mas gostava muito de consumir moda e assim a santista e comunicadora, que sempre foi cheia de atitude, decidiu reunir algumas marcas e montar uma feira de roupas para uma parcela de consumidores que simplesmente eram esquecidos “Foi uma coisa que eu criei por necessidade, por não encontrar roupas com formação de molde do meu tamanho”.

Foram quatro anos trabalhando e organizando a feira como um hobbie. E era uma boa,  afinal, trazia uma grana extra, mas foi em maio de 2016, num momento de desemprego que Flavia tomou coragem para focar no seu projeto e pra alegria de muitos  fazer a feira crescer! Mas, não vai pensando que é simples viver de empreendedorismo, não. Além de foco, é preciso de muito planejamento e ação.  “Eu fui fazer um coaching de empreendedorismo com uma amiga chamada Alice Sosnowski. Ela tem um método chamado o pulo do gato, que foi me ajudando a ver onde eu estava acertando e errando a minha vida inteira ao longo de tudo que eu fiz.”

 

 

O primeiro grande desafio foram os números. Sabe como é, nós jornalistas sempre preferimos as letras… hehehe… “Tenho feito plano de negócios, monetizações e ações de engajamento financeiro. É algo mais difícil pra mim, mas é necessário devido a proporção do evento”.

Outro grande desafio que surge a cada ano em que a feira cresce, é compartilhar as tarefas. Um negócio que surge de uma oportunidade como essa começa bem pequeno e vai crescendo, crescendo e precisa de mais pessoas trabalhando nos bastidores. Flavia confessou que essa parte era bem difícil, mas que está aprendendo cada dia mais: “Eu era muito centralizadora, queria fazer tudo sozinha, mas por mais que você ame o seu projeto, que você queira fazer tudo sozinha, tem que saber a hora de delegar para que ele possa crescer”.

A maior dica da Flavia Durante para nós, mulheres e meninas com planos de empreender, é não ter medo de descobrir seu pontos fortes e fracos assim como ela fez!
E, para a nossa alegria, Pop Plus é um sucesso e acontece em São Paulo três vezes ao ano e conta com mais de 50 expositores de diversos tipos de roupas e acessórios.

 

SERVIÇO:

FEIRA POP PLUS
Local: CLUBE HOMS – Av Paulista, 735
Data: 09 e 10 de dezembro de 2017
Entrada: Gratuita
Site: http://popplus.com.br/

Giovanna Mel

Giovanna Mel é jornalista, passou por redações de veículos como TV Globo e Portal UOL. Atualmente faz um trabalho de curadoria focando no aprendizado positivo de todas as coisas no seu canal no YouTube “Minha Limonada” tirando do limão azedo a limonada doce.