Deborah tem um Plano: Fazer com que seu app possa ajudar deficientes visuais no mundo todo

Hoje, em mais uma história da série Mulheres Seguras, da Liberty, nós vamos conhecer a Deborah de Angelo, uma menina de 19 cheia de planos. Ela é programadora, empreendedora e co-fundadora da empresa Sonya, um aplicativo mobile de GPS para pessoas com deficiência visual. Apaixonada pela vida e determinada, batemos uma papo com a Deborah pra saber mais sobre este projeto incrível.

 

PLANO FEMININO: Quando começou a carreira empreendedora?

DEBORA DE ANGELO: Minha carreira empreendedora começou com 17 anos, sem eu nem saber o que era empreendedorismo! Conheci um deficiente visual que demorava o dobro do tempo para fazer o mesmo trajeto que eu, todos os dias. Fiquei muito chocada com esse problema e o compartilhei com a Bianca, hoje minha sócia, e logo decidimos que iríamos resolver isso. E foi aí que fomos atrás de maneiras para solucionar esse problema e assim nasceu a Sonya.

PLANO: Por que empreender?

DEBORAH Porque empreender é incrível! Você não só tem a oportunidade de fazer o que você ama, ter paixão para trabalhar todo o dia, mas você vive uma montanha russa de emoções, aprende coisas novas constantemente, ganha empatia, conhece milhares de pessoas e se re-descobre. É uma maravilhosa experiência de vida.

PLANO: O que mais tem aprendido nesta jornada?

DEBORAH: Nessa jornada empreendedora eu aprendi de tudo um pouco. Mas, o mais importante, foi o poder da empatia. Saber escutar, se colocar no lugar do outro, sentir o problema que elas enfrentam no dia a dia, são coisas simples, mas capazes de mudar a vida delas. Isso é incrível porque faz você conhecer uma parte nova de si mesma e das outras pessoas.

PLANO: Conte um pouco mais sobre o Sonya

DEBORAH: Sonya é um app gratuito e ele funciona da seguinte forma: 1º com propagandas por áudio. Assim nós avisamos o usuário rapidamente dos estabelecimentos no meio de seu percurso; 2º rotas patrocinadas. Empresas podem patrocinar rotas, assim o usuário será avisado por voz antes do percurso começar e, 3º e último, mapeamentos internos. Nós mapeamos empresas e/ou espaços e disponibilizamos no Sonya, assim o usuário conseguirá andar sozinho em qualquer lugar.

 

Deborah de Angelo, à direita, com a sócia Bianca Caravajo.

 

PLANO: Deborah, o que é mais importante para fazer acontecer na sua opinião?

DEBORAH: Para mim, o mais importante é conversar com o seu público alvo. Às vezes você pode ter uma solução incrível e desenvolvê-la maravilhosamente bem, mas na hora de testar ou jogar no mercado você vê que ela não é útil para o seu público e assim acaba perdendo MUITO tempo tendo que refazer tudo! Nada melhor do que sempre escutar o seu cliente e sempre pedir a opinião dele, para tudo. 

PLANO: E quais os principais desafios que vocês têm enfrentado?

DEBORAH: Os principais desafios que vivemos hoje empreendendo com o Sonya é manter o time focado, organizado e dedicado, já que hoje trabalhamos com 18 voluntários entre programadores, designerz, marketeiros etc. São pessoas que acreditam no nosso trabalho e que nos ajudam nesta causa.

PLANO: Se você pudesse dar uma dica para uma empreendedora que esteja iniciando, qual seria?

DEBORAH: Nunca desista dos seus sonhos! Você pode, você consegue! Tem outras centenas de mulheres que fazem o que você faz, que é empreender, e não tem coisa melhor do que compartilhar o seus aprendizados, desesperos e dúvidas com elas. Às vezes você está tão focada em um problema que não consegue ter outras visões, ouvir outras opiniões e desabafar é fundamental nesse processo.

PLANO: Pra fechar, conta pra gente qual é o seu plano para os próximos anos.

DEBORAH: Para os próximos anos pretendo continuar com a Sonya e expandi-la para o mundo! Quero continuar aprimorando meus conhecimentos, cursar uma faculdade e continuar fazendo buscando conhecimento para melhorar sempre!

Gostou dos planos da Deborah? Logo mais traremos mais planos de mulheres incríveis pra você ver que Ela tem um Plano e você também pode ter um – ou vários, quem sabe. 😉

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.