Dia Mundial do Câncer de Ovário

 

Dia 08/05 é o Dia Mundial do Câncer de Ovário, e todas nós temos que ficar atentas para o assunto. É uma doença séria, com poucos sintomas e que pode ficar bastante tempo oculta.

Os sintomas mais comuns são:

  • Aumento do volume abdominal / inchaço contínuo (não é o inchaço casual)
  • Dificuldade de comer / sensação de plenitude
  • Dor abdominal ou pélvica
  • Necessidade urgente e frequente de urinar

Se você sentir um ou mais dos sintomas seguintes na maioria dos dias e por um período de três semanas, procure seu médico.

Os fatores de risco da doença são principalmente genéticos: se sua família tem casos de câncer de ovário, útero e mama você precisa ficar atenta. Além disso, estudos apontam que o uso de pílulas anticoncepcionais e a gravidez/amamentação ajudam a reduzir o risco, então fale com seu médico sobre o assunto.

O mais importante é não ter medo da doença e sempre se informar. Quem está em São Paulo pode participar de um workshop gratuito do Instituto Lado a Lado Pela Vida, com palestras e debates sobre o assunto. Inscreva-se aqui: Workshop Dia Mundial de Câncer de Ovário. 

 

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.

No Comments Yet

Leave a Reply

Your email address will not be published.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>