Ela tem um Plano: empoderar mulheres que decidem

Tabatha Moraes é empresária, escritora, CEO da Rede Mulheres Que Decidem, Sócia-fundadora da Editora Mulheres Que Decidem, coach e especialista em empreendedorismo feminino. Life & Professional Coaching, pela Academia Brasileira de Coaching (AbraCoaching) é reconhecida pelo Behavioral Coaching Institute.

Criou a Rede Mulheres Que Decidem, que reúne mais de 35 mil mulheres empreendedoras no Brasil e em mais três países e tem como objetivo principal fomentar o empoderamento econômico das mulheres por meio do empreendedorismo. Idealizou, também, a Convenção Internacional Mulheres Que Decidem – encontro com cerca de 700 mulheres empresárias de todo o Brasil e do exterior para palestras e discussões de temas relacionados ao empreendedorismo (ver mais sobre o assunto abaixo).

É empreteca do SEBRAE, organizadora e coautora do livro Coaching para Mulheres e, em 2015, fundou a Editora Mulheres Que Decidem, a 1ª do Brasil totalmente voltada ao público feminino, que nasce com a missão de trazer visibilidade e dar voz ao trabalho de autoras brasileiras e internacionais. Confira a entrevista com ela.

 

Plano Feminino: Ufa, é muita responsabilidade e muito trabalho. Como você dá conta de tudo que abraça e faz com tanta perfeição?

Tabatha Moraes: Eu parto do princípio que devemos ter prioridade. Saber dividir as tarefas em ordem de urgência e importância faz toda a diferença. É preciso também delegar, não dá para abraçar o mundo. Cerco-me de pessoas competentes e que fazem acontecer.

 

Plano Feminino: Fale mais de como surgiu o Mulheres Que Decidem?

Tabatha Moraes:  Surgiu da necessidade das mulheres empreendedoras de se conectarem e estarem próximas de mulheres que vivem os mesmos desafios diários que elas. Durante um processo de coaching em grupo que apliquei em São Paulo, percebi que as empreendedoras faziam negócios entre si espontaneamente. Comecei a criar eventos próprios de networking e incentivar essa aproximação. O resultado está aí, somos mais de 34 mil mulheres conectadas pela Rede.

 

Plano Feminino: Que conselho daria pra mulher que se sabe poderosa, mas teme ir atrás de seus sonhos?

Tabatha Moraes: Não espere a condição perfeita, a oportunidade perfeita, ela pode nunca chegar. O perfeccionismo é o nosso maior vilão.  Antes feito do que perfeito e é só partindo para a ação que podemos ver claramente aquilo que ainda precisa ser melhorado.

 

Plano Feminino: Existe mulher empoderada dona de casa?

Tabatha Moraes: Claro que existe, o empoderamento feminino está na capacidade da mulher de tomar as rédeas de sua própria vida e ser exatamente quem ela quiser, ir onde ela quiser e quando ela quiser. Está na possibilidade de tomar as próprias decisões e na consciência dos seus direitos e valores.

 

Plano Feminino: Sem dúvida, seu coaching já mudou a vida de muitas mulheres. Algumas dessas mulheres e histórias, mudaram sua vida também? Como?

Tabatha Moraes: Muitas delas tocaram a minha vida de uma forma única, mas tem uma em especial que me enche de orgulho. Ela sofreu de perto a violência contra a mulher e no início de nosso processo de coaching ela dificilmente continha as lágrimas. Hoje, ela é outra pessoa e tem um trabalho de empoderamento para mulheres vítimas de violência. É uma coach de quem eu tenho muito orgulho.

 

Plano Feminino: Quais são as principais dificuldades que as mulheres enfrentam como empreendedora?

Tabatha Moraes: As mulheres apresentam dificuldades na gestão financeira de seu negócio, mas em compensação estudam mais e buscam o conhecimento para que possam desenvolver-se a cada dia mais.

 

Plano Feminino: Como é seu dia a dia? Como lida com os muitos papeis que temos que assumir: mãe, empresária, mulher, amiga e esposa?

Tabatha Moraes: Bem agitado (risos). Eu acredito que a gestão do tempo é definir prioridades. Então, priorizo as coisas mais importantes para aquele dia e realizo essas tarefas.

 

Plano Feminino: Por que “Nenhuma de nós é tão boa quanto todas juntas” – slogan do Mulheres Que Decidem?

Tabatha Moraes: Imagine uma pessoa excepcional em vendas, mas não tão boa em gestão administrativa. Agora imagine uma pessoa que é ótima em gestão, mas não tão boa em vendas. Agora imagine essas duas pessoas juntas. Uma vai complementar a outra.  Este é o pensamento que move a nossa rede. Juntas ganhamos força e expertise em várias áreas distintas que se complementam e podemos ajudar um número cada vez maior de mulheres a empreender.

 

Plano Feminino: Conte alguns frutos que este movimento já trouxe de bom para tantas mulheres especiais?

Tabatha Moraes: Temos empreendedoras de São Paulo fazendo negócios com empreendedoras de Manaus e a rede as conectou. Recentemente, uma empreendedora de Portugal pediu indicações para contratar os serviços de uma membro de nossa rede aqui no Brasil. Mas o que me move não é apenas a geração de negócios, mas sim criar um ambiente acolhedor onde nós mulheres podemos tirar as dúvidas, compartilhar desafios e crescermos juntas.

FOTO7 

 

Plano Feminino: Agora, você está lançando o livro Coaching para Mulheres. Fale um pouco dele.

Tabatha Moraes: Coaching para Mulheres é um livro da editora Mulheres Que Decidem, a primeira do Brasil 100% voltada ao público feminino, que reúne 10 coaches, todas elas com o trabalho voltado para mulheres. Cada uma em sua área de atuação deu o seu melhor neste livro para que as leitoras possam começar uma jornada de empoderamento e desenvolvimento pessoal.Todas as coautoras fazem parte da Rede Mulheres Que Decidem.

Estamos lançando um novo projeto na Rede, a Célula Empreendedora onde mulheres de todo o Brasil podem se reunir em grupos de até 12 pessoas e juntas criarem estratégias de divulgação e parcerias para o crescimento de seus empreendimentos. Mais informações através do e-mail mulheresquedecidem@gmail.com

 

Sobre a Convenção Anual Mulheres Que Decidem

O evento, que reuniu cerca de 700 mulheres no final de agosto, teve como tema “Mulher Empreendedora: Sua força move o Brasil” e contou com várias atrações, entre elas: Roberto Sekyia – Subsecretário do Empreendedorismo e da Micro e Pequena empresa do Estado de São Paulo; um painel sobre “Mulheres na Alta Administração” liderado pela empresária GeovanaDonella, com as participações das empresárias, Janete Vaz (Co-fundadora e Diretora Executiva no Laboratório Sabin e Margareth Groff (Diretora Financeira Executiva da Itaipu). Outro painel de destaque foi sobre “Empoderamento de Mulheres Negras”, que contou com a direção de Alexandra Loras, com as participações de Michelle Fernandes – criadora da Boutique da Krioula e Eliane Dias – Empresária do grupo de rap Racionais MCs.

O evento contou ainda com outros dois painéis: “Dicas inspiradoras”, mediado pela empresária, Tatyane Luncah, tendo como convidadas a fundadora e ex-CEO da marca Dudalina, Sonia Hess e a Presidente dos Filtros Europa, Manuella Curti ea empresária e designer, Francesca Romana Diana“Mulher Empreendedora sua força move o país”, sendo a presidente da Rede Mulheres que Decidem, Tabatha Moraes, a responsável por dirigi-lo, com as participações de Daniela Cruz (Diretora da Vult Cosméticos) e Rosana Marques, CEO da Ouse e Use Lingerie.

Além disso, o Facebook ministrou uma palestra onde deu dicas para que as empresárias possam potencializar seus negócios na plataforma, melhorando a sua comunicação com os clientes e alcançando mais mercado.

Foto-1Convenção-1024x683

 

Daniele Globo

Jornalista

Jornalista e redatora com MBA em Marketing, uma apaixonada pelas letras. Sócia da Parla, Donna!, uma agência de comunicação e marketing, onde exerce sua criatividade e assina com personalidade os conteúdos que cria. Gastronomia, viagens, livros, filmes, músicas, decoração, pizza, temakis, vinho e seus cachorros (Pudim, um lhasa de personalidade forte, e Antônia, uma doce boxer albina) são algumas de suas paixões.