Ele já te assumiu no Facebook?

A pergunta que não quer calar quando uma amiga diz estar namorando sério é sempre a mesma: e aí? Vocês vão trocar de status no Facebook? Especialmente quem curte uma intriga básica e adora especular o relacionamento alheio –  sente prazer em perguntar. É automático.

Isso porque status do Facebook se tornou uma espécie de termômetro para mensurar o quão sério está sendo o relacionamento. Através da mídia social, as pessoas assumem para seu grupo de amigos e sociedade o que realmente sentem um pelo outro, ou seja, se não assumiu no Facebook, ferrou.

O clima de desconfiança se instala entre o casal. Não parece sério isso, para  mim por exemplo, não faz sentido algum, mas acredite, tem milhares de relacionamentos por aí abalados, porque o cara não colocou para todos os amigos verem que está em um relacionamento sério, noivo ou casado com seu par. Engraçado isso, né? Ter de provar amor e lealdade de um jeito tão espetacular e ao mesmo tempo banal. Se você está neurótica com este assunto, relaxe.

Sabe, as vezes, a gente mesmo sem querer, vive para os outros e não para nós mesmas.

– “Ai, o que vão pensar de mim se…”
– Dane-se!

– “Está todo mundo comentando…”
– E daí?

– “O namorado da fulana só posta coisa legais deles…”
– Zzzzzzz

A gente acostumou a ficar observando a vida dos outros mais intensamente por conta das mídias sociais e isso está fazendo com que a gente se esqueça de viver a nossa própria. Sabe como? E não tem jeito, desde que o mundo é mundo, a percepção de que a grama do vizinho sempre parecerá mais verde e o cabelo da sua amiga está crescendo mais rápido que o seu sempre existirá. E o que fazer com isso? Pare de se enganar e olhe pra sua vida. Simples assim.

O mais importante não é o que ele colocou ou não em seu status.  O mais importante é o que vocês representam um para o outro quando estão juntos, no dia a dia. Não leve tão a sério as redes sociais. E se seu par for um canalha, você com certeza perceberá, independente de ele te assumir ou não no Facebook. A gente, no fundo, sempre percebe. Agora se for tão importante para você ser assumida no Facebook, converse com ele. Mas não pressione. Estas coisas precisam acontecer naturalmente. É mais gostoso, acredite.

O relacionamento é algo intimista, mesmo que muitas vezes tenhamos vontade de gritar aos quatro cantos do mundo o quanto amamos e somos felizes um ao lado do outro, no final, o que vale mesmo é o olho no olho, o toque, a confiança, a alegria de estar perto, o colo. Por isso, pare de pensar no que os outros estão achando e curta, literalmente sua relação. Sem amarras e convenções. E se vierem te perguntar: Ele já te assumiu no Facebook? Responda em alto e bom som: prefiro que me assuma na vida real.

____

foto: Thomas Barwick Stone

 

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.