Quais os desafios de gerenciar a comunicação de uma marca nacional e que tem diversas Singulares que a representam?

O principal desafio está em fomentar o relacionamento entre a Confederação e as 376 cooperativas que compõem o Sistema, bem como estabelecer elos  mais consistentes e eficazes com as assessorias regionais na busca de mecanismos mais eficientes de exposição da marca Unimed. Além disso, a consolidação de uma Política Nacional de Comunicação e o alinhamento de ações nesta área a fim de agregar valor à reputação das cooperativas médicas também estão entre os objetivos a serem alcançados.

Existe alguma metodologia para gerar integração entre os profissionais de comunicação destas singulares?

Sim, na verdade não se trata de uma metodologia, mas de um conjunto de ações, que estão alicerçadas em três perspectivas centrais: Conhecimento, desenvolver o conhecimento; Relacionamento, compartilhar a informação no ambiente interno e externo; Consultoria, promover uma plataforma de Comunicação nacional. Dentro deste modelo, promovemos uma série de iniciativas que vão desde a realização de Encontros de Comunicação anuais à disponibilização de um mailing com o contato de todos os responsáveis pela Comunicação em cada uma das 377 cooperativas; passando pela criação do Prêmio de Comunicação e pela manutenção da Agência Unimed de Notícias, por meio da qual repercutimos nacionalmente o trabalho que é feito regionalmente por estes profissionais.

Ainda neste mês de março também lançaremos um blog, por meio do qual pretendemos incitar a troca de informações e debates sobre as várias vertentes da Comunicação entre os assessores do Sistema.

Existe um case da marca que você possa compartilhar detalhadamente com a gente?

Em termos de comunicação um case que vale a pena ser destacado é a Agência Unimed de Notícias, que foi lançada em 2002, antecipando uma tendência do mundo corporativo, para agregar valor ao processo de comunicação. Seu projeto foi aprovado por assessores de comunicação de dezenas de singulares e federações durante o Encontro de Assessores de Comunicação, realizado em 2001, em Goiânia.

Trata-se de um canal de comunicação que, além de integrar o trabalho de assessoria de imprensa das 377 cooperativas médicas e uniformizar padrões de comportamento para os profissionais que a executam, estabelece uma ponte com os jornalistas das mídias impressas e eletrônicas do país.  Outra vantagem da Agência é que ela concentra grande parte dos esforços de comunicação promovidos pelas Unimeds em todo o país, contribuindo para a construção da imagem do Sistema em âmbito nacional.

 

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