Epifania Rose e sua paixão pela arte e reciclagem

Decifrar quem ela é através de palavras é bastante difícil. Com um gênio forte e cheia de personalidade, a Epifania Rose é daquelas mulheres de atitude, que sabem de onde vieram e para onde estão indo, sabe como?

Epifania foi mãe de seu primeiro filho aos 16 anos e logo depois, aos 18, já era mãe de uma menina. Aprendeu desde cedo que se não tivesse um Plano, logo não sobreviveria e correu atrás, trabalhando para sustentar sua pequena grande família.

Sem dinheiro para investir em sua paixão – a arte –  resolveu fazer o que mais gostava e trabalhar com algo que as pessoas jogavam fora: o papel!

“Eu comecei a olhar para caixas de papelão, jornais e cola, como matéria-prima para minha paixão. Não tinha recursos para criar minhas peças e descobri que poderia fazer isso com materiais que eram descartados. Passei então, a criar e reciclar ao mesmo tempo”, conta.

Ela passou a criar bonecos e peças lindas com uma assinatura cheia de personalidade, cores fortes, formatos exóticos e muita mensagem implícita em cada criação. Em cada arte, uma história.  Em cada história, uma inspiração.

Vinte anos depois de começar a arriscar nas primeiras criações, Epifania mostra por meio de suas peças que evoluiu e amadureceu junto com sua arte.  Através de sua perseverança e paixão pela arte, ela criou seus filhos, viajou o Brasil e já conquistou centenas de clientes. Epifânia tem uma galeria a céu aberto num dos pontos mais inspiradores de São Paulo: a Avenida Paulista – existe cenário melhor? Lá ela apresenta ao público suas criações, faz novos contatos, é abordada por jornalistas que como nós, querem saber mais de sua história e se inspira com a diversidade cultural que só a Paulista é capaz tem. <3

arte-na-paulista

“ Eu sempre empreendi. Desde que nasci, na verdade. Sempre precisei mostrar a que vim ao mundo e para conquistar meus objetivos tive que ralar e acreditar em mim. Isso é libertador. Tenho certeza de que não seria quem eu sou hoje se ficasse ouvindo as indagações das pessoas à minha volta, que insistiam em palpitar sobre o que eu deveria ser. Quando a gente vive a vida para agradar os outros, mata nossa essência dia após dia. Eu preferi ser eu mesma, com meus erros e acertos. E com isso cresci. Evolui. Me tornei uma mulher de quem me orgulho”.

IMG_8601

Aos 43 anos, a artista e empreendedora mostra que vale a pena acreditar em nós mesmas e em nossos Planos. Eu me inspiro todas as vezes que vejo uma peça dela por aí. Todas as vezes que passo pela Avenida Paulista e a vejo expondo sua arte – sem reservas. Mulheres como a Epifânia Rose mostram pra gente que é preciso muito pouco –  além do que já temos nas mãos – para fazer acontecer. E perceber isso é realmente libertador. Obrigada, Epifania! <3

artista-paulista

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.