Fibromialgia, você conhece?

Dia 12 de maio é dia mundial de conscientização sobre a fibromialgia. Uma doença que só foi diagnosticada corretamente e catalogada nos anos 70, super recentemente.

A doença afeta mais mulheres do que homens, então vamos ficar atentas! São 8 mulheres que sofrem de fibromialgia para cada homem. Seus sintomas são dor muscular persistente em diversas partes do corpo, uma sensação de cansaço o tempo todo e o surgimento de pontos sensíveis por todo o corpo, especialmente pernas e costas, que ao serem pressionados causam uma dor muito forte. Além disso, o sono também fica alterado, podem acontecer dores de cabeça, rigidez muscular e ansiedade.

O diagnóstico é difícil, pois os sintomas são comuns.

Essa doença atinge entre  2% a 4% da população, e muitos médicos ainda têm dificuldade em diagnosticar devido os sintomas serem considerados comuns, e muitas vezes confundidos com os de outras doenças. Procure um médico caso apresente esses sintomas, podendo ser um reumatologista ou um clínico geral.

A doença não tem cura, mas tem tratamento. O médico receita remédios específicos, mas boa parte do tratamento é a prática de exercícios aeróbicos, como caminhadas, corrida, natação, e de fortalecimento muscular, como pilates e ioga.

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.