Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis

Foram histórias de princesas e rainhas africanas que inspiraram a menina filha e neta de cordelistas do Ceará, Jarid Arraes a adaptar importantes histórias de vida de mulheres negras e lançar o livro: Heroínas Negras Brasileiras em 15 Cordéis, da editora Pólen.

O cordel é uma linguagem muito brasileira e muito sintética, une texto e imagem. Ao mesmo tempo o formato em folhetos pequenos e os textos frequentemente na forma rimada ajudam a aproximação e encantamento dos leitorxs.

“Durante toda a minha vida escolar e também na mídia, nunca tinha ouvido falar de sequer uma mulher negra que tenha feito algo de importante na história do Brasil, e quando tive acesso aos grandes atos dessas mulheres, mergulhei fundo para encontrar outras”, disse a autora em entrevista ao Huff Post.

“São mulheres de épocas diferentes, de estados diferentes e que lutaram batalhas diferentes. Entre escritoras, ativistas, líderes quilombolas e de revoltas contra a escravidão, escolhemos 15 heroínas negras que marcaram nossa história e nos deixaram um legado importantíssimo”, explica Jarid.

Lançamento do livro em São Paulo, dia 01/06: https://www.facebook.com/events/2330673633823765/

Lançamento do livro no Rio de Janeiro, dia 07/06: https://www.facebook.com/events/1315844521803873/

Desejamos muito sucesso à autora nesse lançamento! Prestigie você também.

Liliane Ferrari

Jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais do UOL, Escola Cuca, Ecommerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios, e eduK. Apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG. Com passagem por empresas como Petiscos, LiveAd, Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Time4Fun, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, Facebook, entre outras.