Lia tem um plano: Crescer cada vez mais como empreendedora

A Lia Penteado é uma paulistana apaixonada por design, arte, comunicação e inovação, além de uma pessoa divertida, como ela mesma diz. Ela foi uma das finalistas do Mulheres Seguras, da Liberty e tem uma agência de design e marketing digital, além de oferecer capacitação para micro e pequenos empreendedores criarem seus canais de comunicação. Batemos um papo com a Lia pra falar um pouco mais sobre sua carreira como empreendedora e o resultado você confere aqui embaixo!

 

PLANO FEMININO: Conte quem é você? quando olha no espelho o que vê?

Lia Penteado: Vejo uma moça bonita, simpática, que conquistou alguns sonhos e tem ainda uma listinha deles a realizar. Gosto de dividir conhecimentos e aprender. Amo meu ofício e me divirto com ele (acho que diversão é fundamental em nossa jornada). Busco me aprimorar não apenas como profissional, mas como pessoa, no meu cuidado diário nos relacionamentos e também com meus sentimentos.

PLANO: Quando começou a carreira empreendedora?

Lia: Em 2008, quando abri a empresa. Precisava de CNPJ para atender a Editora Abril como ilustradora. Havia saído de uma experiência de trabalhar 5 anos com uma designer empreendedora e queria isso para mim: ter meu estúdio e meus clientes. Não tinha formação em gestão, então busquei (busco ainda hoje) me capacitar. Também contei no início com um bom escritório de contabilidade.

PLANO: Por que empreender?

Lia: Porque é o caminho para realizar seus sonhos. Porque te ensina muito sobre você mesma. Existem outros caminhos, provavelmente mais fáceis, mas quem disse que o fácil é necessariamente o melhor para você? Só você sabe responder o que é “melhor pra você”.

PLANO: O que mais tem aprendido nesta jornada?

Lia: Tenho aprendido que posso me superar. Posso ser melhor do que fui ontem. Aprendo sobre ter paciência e sobre ter ação. Aprendo com a história de outros empreendedores. Aprendo que quem nos coloca limites somos nós mesmos

 

 

PLANO: O que é mais importante para fazer acontecer na sua opinião?

Lia: Fazer acontecer os sonhos dentro daquilo que eu acredito, dentro dos meus valores. Vale a pena conquistar as coisas sem “passar por cima dos outros”.

PLANO: Quais os principais desafios pra você, Lia?

Lia: Nossa, são tantos os desafios! Não só os externos, como a carga tributária/impostos do nosso país. Mas também os desafios internos, aquela disputa de você com você mesma, em acreditar na própria capacidade – pois as frustrações e a vontade de desistir virão, fazem parte da vida empreendedora.

PLANO: Se pudesse dar uma dica para um empreendedora que esteja iniciando, qual seria?

Lia: Busque muita informação (tem tanta coisa boa e gratuita, como também cursos pagos maravilhosos), se apoie em grupos de empreendedoras (elas vão entender seus dilemas e serão solidárias) e, acima de tudo, acredite em você. Parece clichê, mas sem isso é difícil ir longe.

 PLANO: Pra terminar, qual seu plano para os próximos anos?

Lia: Fazer um reposicionamento, um rebranding. Entendi recentemente que é necessário para chegar onde quero. Também quero lançar um curso online. Participar mais ativamente de grupos de mulheres empreendedoras, como palestrante e facilitadora.

 

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.