Marca australiana cria bonecos com Down pra trabalhar o respeito à diversidade com as crianças

A gente sempre fala por aqui sobre representatividade, sobre diversidade, respeito e empatia, que são coisas muito importantes para qualquer pessoa, especialmente para as crianças que estão em formação de opinião, por isso é tão importante que elas se sintam representadas nos brinquedos com os quais brincam diariamente e também treinem a empatia e o respeito à diversidade.

Foi pensando nisso que a marca australiana Leave It To Leslie criou uma linha de bonecos e bonecas que possuem características físicas semelhantes às crianças que têm síndrome de Down. A marca já é especializada em criar brinquedos inclusivos e multiculturais e acertou em cheio na escolha.

Assim, os bonecos são uma forma de trabalhar nas crianças o reconhecimento de pessoas com esta condição genética, o Down, e também trabalha nelas o conhecimento sobre a diversidade, que existem pessoas que não são iguais a ela e que isso é ótimo! A gente sabe que a empatia, o respeito e a tolerância podem e devem ser trabalhados durante a infância.

 

 

Na página de venda dos bonecos, também há um texto bem didático que fala um pouco sobre o que é a síndrome de Down, como forma de estimular as famílias a criarem um diálogo com as crianças sobre o assunto:

“Nossos corpos são compostos por milhões de células. Em cada célula há 46 cromossomos. O DNA em nossos cromossomos determina como nos desenvolvemos. A síndrome de Down é causada quando há um cromossomo extra. As pessoas com síndrome de Down têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46. Eles têm um cromossomo extra 21, razão pela qual a síndrome de Down também é conhecida como trissomia 21.”

O brinquedo é vendido apenas pelo site da marca australiana. Mas a gente espera que sirva de inspiração para as marcas de brinquedos brasileiros. Para que as incentive a criar cada vez mais brinquedos inclusivos para as nossas crianças. <3

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.