Monalysa é a terceira negra da história a ganhar o Miss Brasil

A gente tá aqui cheia de orgulho por ver que Monalysa Alcântara vai representar o Brasil no próximo Miss Universo. A estudante de 18 anos, nascida no Piauí, venceu o concurso para Miss Brasil que aconteceu no último sábado, em Ilha Bela, no litoral de São Paulo.

A modelo está ajudando a quebrar estereótipos jáque é apenas a terceira mulher negra a ganhar o concurso que já tem mais de 60 anos de existência. A primeira foi a gaúcha Deise Nunes em 1986, e em 2016, a vencedora foi a candidata do estado do Paraná, Raissa Santanasendo este ano a segunda miss negra que vence de forma consecutiva. Em um concurso anual, demoramos 30 anos para ver a primeira mulher negra como miss e depois mais 30 para ver a segunda ser eleita. A representatividade ainda é pequena, muito pequena, diga-se de passagem, considerando que somos um país com mais da metade da população negra, mas este pode ser um pequeno passo para a mudança.

 

 

Claro que pra tudo tem o lado ruim porque, depois do resultado do concurso, muitas críticas sobre a escolha da nova Miss Brasil encheu a internet e, como não podia deixar de ser, comentários preconceituosos, questionando sua beleza e sua cor de pele sendo comparada à candidata que ficou com o segundo lugar, uma modelo gaúcha branca, de olhos claros, o que não faltou foram comparações entre a beleza e a origem das duas candidatas. Nem preciso falar que dá até preguiça desse tipo de gente, né?

Bem, em tempos que lutamos tanto por maior representatividade, claro que é revigorante ver uma modelo negra, nordestina, com seus cachos lindamente exuberantes ganhar um concurso importante como este. A gente sabe que concursos de beleza normalmente excluem mulheres consideradas fora dos padrões e ainda tem a questão de busca incessante pela perfeição, mas não dá pra deixar um fato como esse de lado.

Queremos ver mais mulheres negras representando nosso país em qualquer lugar, seja no esporte, na política, na moda, não importa. Queremos ver nosso país acabar com os preconceitos e respeitar a diversidade. Monalysa, já estamos torcendo por você!

 

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.