Cegas aprendem a se maquiar sozinhas

É possível aplicar cílios postiços ou fazer um delineado perfeito sem enxergar?
Mulheres cegas e com baixa visão desmistificam técnicas de make na 3ª edição do curso de automaquiagem para pessoas com deficiência visual.

Desenvolvida com pioneirismo no Brasil pela Laramara e pelo salão Jacques Janine, a iniciativa oferece aulas de maquiagem teóricas e práticas para valorizar a diversidade e melhorar a auto estima das participantes.

Sia 31 de maio, quarta-feira, das 10h às 12h, na sede da ong Laramara em São Paulo tem aula e as alunas cegas e com baixa visão aprenderão técnicas desde a preparação da pele, passando pelas funções dos produtos, a combinação de cores, até truques de como delinear os olhos e aplicar cílios postiços.

Para criar o curso, a maquiadora Chloé Gaya, do Jacques Janine, uniu sua experiência à expertise da ong para desenvolver a autonomia das pessoas com deficiência visual para oferecer o melhor conteúdo e adaptar as técnicas ensinadas.

“É emocionante mostrar para essas mulheres que elas podem e conseguem se maquiar sozinhas, de modo único e independente. Este projeto baseia-se na importância da valorização das brasileiras com necessidades especiais e, principalmente, na inclusão social”, explica Chloé.

O exercício de mapear o próprio rosto e identificar seus traços por meio do tato faz um convite para o auto conhecimento das participantes, o que contribui para a adaptação das técnicas de maquiagem aplicadas durante as aulas. Isso permite, por exemplo, entender qual é a região para o uso do blush ou o limite que a sombra pode chegar ao côncavo.

Com o patrocínio da Vult, e o apoio da KISS New York as mulheres serão apresentadas a um mundo de cores, texturas e tendências de maquiagem. E para isto, os produtos são identificados em braille, sistema de leitura e escrita dos cegos, e com legendas ampliadas para quem tem baixa visão.

Liliane Ferrari

Jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais do UOL, Escola Cuca, Ecommerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios, e eduK. Apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG. Com passagem por empresas como Petiscos, LiveAd, Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Time4Fun, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, Facebook, entre outras.