Mulheres indígenas de MT usam a internet para vender biojóias

Adoramos contar histórias de mulheres que se reinventam todos os dias e trazem inspiração para todas as outras representantes femininas aqui nos lendo.

Hoje, um exemplo muito especial, pois envolve nossa linda e rica cultura indígena e um exemplo do que é ter um e fazê-lo acontecer!

A etnia indígena Umutina passou a vender os artesanatos produzidos nas aldeias no município de Barra do Bugres, a 169 km de Cuiabá, na internet.

“Desde meus 15 anos faço artesanato. Aprendi com os meus pais tudo o que sei, e isso, tem sido o sustento da minha família”, disse Carminda Monzilar, artesã Umutina.

São colares, pulseiras, brincos e anéis produzidos a partir de sementes e fibras naturais, principalmente o tucum. Há também cestos, escultura em madeira, bolsas, abanadores, arco e flecha e quadros.

“Temos uma grande produção de artesanato, e o que faltava era sso, um projeto para nos ajudar a divulgar e comercializar”, relatou Eriston Torika Kiri, artesão de escultura em madeira.

A marca ‘Bôloriê Umutina’ e através da página de Facebook compartilham informações sobre as peças e os lugares onde os artesanatos estão sendo vendidos.

Bôloriê significa antepassados na língua do povo Umutina/Balatiponé. “Os antepassados são as raízes da nossa vida e cultura”, disse Lennon Corezomaé, e por isso, foi o nome escolhido para representar o grupo de artesãos.

Elas recebem encomendas por e-mail (atendimentobolorie@gmail.com) e também vendem as peças no Museu de Arte Sacra e Museu Histórico de Cuiabá.

11870769_862093483867810_3316369449784360107_n

biojoias_indigenas_1_620x465

biojoias_indigenas_2_620x465

biojoias_indigenas_300x400

“Aprendi com os meus pais tudo o que sei, e isso tem sido o sustento da minha família”, Carminda Monzilar. Escolha a sua peça e leve um produto dos artesões Umutina/Balatiponé!

Posted by Criações Bôloriê Umutina on Domingo, 16 de agosto de 2015

Para adquirir entre em contato com atendimentobolorie@gmail.com Precos especiais para lojistas!

Posted by Criações Bôloriê Umutina on Domingo, 16 de agosto de 2015

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.