No mês da gestante, conheça alguns mitos sobre a gravidez

A gravidez é um momento muito especial na vida da mulher e da família como um todo. Principalmente se for o primeiro bebê. Já passei por isso e sei o quanto a gente fica na expectativa e também cheia de dúvidas em relação à gestação. Saber o que pode e o que não pode fazer, fora as mudanças no corpo que acontecem mês a mês, as novas sensações que surgem a cada semana… é realmente um momento único.

Agosto é considerado o mês da gestante e da amamentação, por isso você verá por aqui alguns conteúdos especiais sobre o tema e hoje a gente separou pras mamães de primeira viagem, alguns mitos pra você se preparar até o novo membro da família chegar.

Exercícios são arriscados para a gestante e bebê?
A verdade é que os exercícios durante a gravidez trazem vários benefícios, tanto para a mãe quanto ao bebê, mas eles devem ser praticados com moderação e somente com a liberação médica.

O exercício aumenta o risco de sangramento no início da gestação?
No primeiro trimestre, o risco de aborto natural é maior, mas não por causa do exercícios físico (desde que seja feito corretamente), e que sejam liberados pelo médico. Ele sabe o estado de saúde da paciente. Mas, é importante salientar que, em caso de sangramento, a atividade deve ser interrompida imediatamente e o médico comunicado até que a causa seja diagnosticada.

 

 

Mulheres que não praticavam exercícios não podem começar na gravidez?
Se a grávida está sedentária ela pode fazer atividade física se for liberada pelo seu médico. A intensidade e o tipo de exercícios devem ser de acordo com aptidão de cada pessoa. Por isso é importante ter um acompanhamento profissional.

Quem tá grávida tem que comer por dois?
Isso é um mito. Além de não ter essa necessidade energética e nem nutricional, essa prática fará a futura mamãe ganhar muito peso. Esse peso excessivo, pode causar muito cansaço e complicações para ela e seu bebê, como parto precoce, aumento da pressão, diabetes gestacional. Manter o ganho de peso dentro do recomendado pelo médico é importante para que a gravidez siga de uma forma tranquila e saudável.

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.