Nunca vou ser feliz?

O israelense Tal Ben-Shahar leciona uma das disciplinas mais procuradas da faculdade de Harvard, nos EUA, Psicologia Positiva, conhecida como a Ciência da Felicidade. Não é raro estudantes assistirem em pé a seus ensinamentos. Uma das primeiras questões que ele faz é: o que é felicidade?

Cada um vai ter uma resposta. Para alguns, um bom salário ou reconhecimento profissional é o que os deixaria radiante. Para outros, ter saúde. Alguns ainda vão dizer que ter a vida (o corpo e a fama) da Gisele Bündchen ou da Gabriela Pugliese é seu sonho. O que você mais quer alcançar?

A primeira que Ben-Shahar se questionou foi aos 16 anos, quando ele vendeu o. Campeonato Israelense de Tênis depois de treinar por cinco anos. Na adrenalina, supercurtiu a vitória, comeu hambúrguer, tomou sorvete, mas a hora que colocou a cabeça no travesseiro, lá veio a pergunta: “Por que sinto um vazio? Cadê aquela tão esperada felicidade eterna?”.

A verdade nua e crua, que ele percebeu anos depois de ter estudado tanto a área é…. (se preparem) não existe essa tal de felicidade. Para você, o que é felicidade? Falta de dor? Prazer? Êxtase? Essas, ele em seu famoso livro “Happier”, são emoções fugazes . Agradáveis enquanto duram, mas não são a medida – ou os pilares – da felicidade.

Então, como ser feliz? Essa é a pergunta errada. A certa é: “Como posso estar mais feliz a cada dia? “. É disso que eu tava falando!!!!! Treinando! Encontrar a felicidade é um constante treino de autoconhecimento + pensamento positivo.

A psicologia positiva é uma das ciências que mais estão sendo usadas para ajudar as pessoas a ter melhor qualidade de vida. Minha ideia com essa coluna é trazer pílulas de conhecimento sobre como ter qualidade de vida (se você é como eu e trabalha 10h por dia, tenta ir à academia, participa de muitas coisas e queria ser uma daquelas pessoas que só precisa de 4 horas de sono por noite) for dummies (leigos, como eu, que também estou na luta diária para equilibrar os pratinhos). Psicologia positiva é uma das vertentes que tenho estudado e estou achando bem interessante e eficiente.

Para começarmos a agregar mais felicidade nas nossas vidas, um desafio: liste todas antes noites antes de dormir ou ao acordar 3 coisas pelas quais você foi grata no seu dia (ou anterior). Exemplo: hoje eu comi um pudim que valeu todas as calorias, me senti abraçada por ele. Falei com uma amiga que há anos não conversava e que gosto demais. Consegui fechar aquele texto (sou jornalista) que estava um enrosco que só. Vale tudo que você genuinamente se sente grato por ter acontecido no seu dia. Valendo!!!

Espero que esta coluna seja útil para todas. 🙂 #sóvem2017

Naiara Bertão

Naiara Bertão é jornalista de formação e inquieta de nascença. Escreve sobre economia para a revista EXAME e, nas horas vagas, se divide entre trabalhos voluntários, corridas de rua, cursos, leituras e boas risadas com amigos. Adora estar rodeada por pessoas com alto astral e está em uma constante busca por mais qualidade de vida e a tal Felicidade.