Plano de Carreira
O que significa ter uma boa aparência?

O que significa ter uma boa aparência?

Sua imagem vai muito além da roupa ou do formato do seu corpo.

Publicado em 30 de julho de 2013
Ana Paula Passarelli

Compartilhe

publicidade

significado-boa-aparencia

Aparência. Substantivo feminino que dá corpo à exterioridade que procuramos exercer, ao criar um grupo de sinais que usados sobre o nosso corpo, significam o que nós somos. Aparência.

Li há pouco no Estadão que a Abercrombie foi acusada de discriminação na França, por contratar funcionários apenas pela boa aparência. É muito comum encontrar pesquisas que apontam que: Candidatos à uma vaga de emprego que tem boa aparência, tem x% mais chances sobre os demais candidatos. Apesar da Lei 1905 de 24/11/98 proibir o termo “exige-se boa aparência” nos anúncios, na prática ela é cobrada e está nas entrelinhas de todas as entrevistas.

Mas o que significa ter boa aparência?

Como diz seu significado no dicionário, a aparência é um conjunto de sinais que descrevem o que somos. Na prática é tudo que você exterioriza e isso não é só o seu corte de cabelo ou a roupa que você usa. É sobre o que você fala, tuita, compartilha, comunica, calça, frequenta…

Quando se fala em boa aparência a saia curta sempre me vem a cabeça porque ela é um ótimo exemplo para o caso, quero dizer, que a saia curta pode ser associada à mulher sedutora/vulgar SIM, desde que todos os outros sinais que você colocou no seu corpo digam o mesmo. Agora o que não contam é que o que define boa ou má aparência para você, pode ser diferente do que o que os outros pensam, isso é cultural e não se muda de uma hora para outra, por isso na moda, falamos tanto de equilíbrio e de proporções.

Agora quer ver um exemplo de como tudo que nós exteriorizamos se transforma em sinais sobre nossa aparência? O que você posta no seu Facebook são sinais que você emite sobre seus valores e quem você é. Hoje em dia quem faz contratações, geralmente pesquisa o que o candidato curtiu, compartilhou ou mesmo suas declarações.

Em uma conversa, sua postura e forma de falar também são sinais sobre quem você é. As gírias, trejeitos, movimentos… cada sinal se une ao outro, ficando todos interligados e se tornam o que você é.

Como ter uma boa aparência?

Olha, se a aparência é boa ou não o que importa é você ser verdadeira, honesta e ter respeito pelas pessoas e por você mesmo.

Para alguns boa aparência é ser hipster, ligada em todas as novidades que ninguém viu ainda, usar roupas bacanas e trabalhar em agência de publicidade.

Para outras ter boa aparência é ser executiva, com terninho bem alinhado, cabelos presos, falar bem, ter postura e trabalhar em um escritório corporativo.

Eu é que não vou dizer pra vocês como ter uma boa aparência. VOCÊ vai decidir quais sãos os sinais que você quer emitir e o que você quer passar com eles.

Faça um exercício. Antes de se trocar, pense em como as pessoas te veem. Antes de postar algo no Facebook, releia (várias vezes) e se pergunte se isso tem a ver com você.

Boa aparência é ser você com todos os seus valores, defeitos e sinais.

Aproveite para ler o texto da Viviane Duarte sobre Frida Kahlo A mulher Real e bom exercício.

:)

 

  • Angela

    O Roberto Justus falou de boa aparência e esqueceu que ele tem uma filha deficiente, não importa que problema ela tem, mas a aparência dela não é normal, mesmo que seja bonitinha, deveria segurar mais a língua.