Os benefícios do Azeite

Nas receitas das meninas do Plano Feminino, o azeite está quase sempre presente. Adoramos azeite! Ele é aquele ingrediente que dá o toque final no sabor. Hum…Só de pensar nele dá uma fominha. Agora olha que legal, além de ser gostoso, ele proporciona uma série de benefícios à saúde, desde que consumido com moderação. Afinal, tudo que é demais é over, não?

Apesar de muito popular nas cozinhas brasileiras, a maioria desconhece: antes de ser utilizado nos alimentos, o azeite era usado para a prevenção e cura de doenças, bem como outros usos. Na Mesopotâmia o povo costumava usá-lo no corpo para se proteger do frio.

Segundo os especialistas, o azeite é rico em antioxidantes e em gordura monoinsaturada, que contribui para o aumento da taxa de HDL, o colesterol bom. Mas cuidado, o azeite tem alto valor calórico e deve ser consumido com moderação.

Agora nos conte uma coisa, você sabe a utilização ideal de cada tipo de azeite? Na hora de ir ao supermercado fique atenta. O extravirgem é indicado para saladas, o virgem para molhos vinagretes e o refinado e o puro para frituras.
Que tal preparar agora uma comidinha com azeite? Adoramos batatas, separamos uma receita fácil para você fazer agora.
Batatas da hora:
2 colheres (sopa) de manteiga
1 kg de batata cortada em rodelas 
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
6 dentes de alho amassados
½ kg de carne moída
½ xícara (chá) de molho de tomate
1 colher (sobremesa) de molho de pimenta
Sal a gosto
300 g de queijo tipo cheddar cortado em tiras ou ralado
Preparação: Aqueça o azeite com a manteiga e refogue as batatas até dourarem. Coloque-as em um refratário. Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem dourados. Acrescente a carne e refogue-a por 15 minutos até que esteja cozida. Despeje o molho de tomate, o molho de pimenta, o sal e deixe por mais 10 minutos. Coloque uma porção da carne sobre cada rodela de batata e salpique o queijo tipo cheddar. Leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por 10 minutos ou até que o queijo derreta.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.