Passo a passo para se empoderar financeiramente

Quer ser uma mulher empoderada? Então está na hora de olhar para o seu dinheiro com mais carinho. Acredito que o empoderamento feminino só acontece realmente quando conseguimos bancar nossas escolhas – e, para isso, precisamos falar de grana.

Muitas mulheres tratam ainda o dinheiro como um tabu, ou vivem em negação. É aquela história de não querer abrir a fatura do cartão, de encarar a conta corrente como uma caixa preta. Mas não precisa ser assim.

Para organizar suas finanças, você precisa seguir passos simples. Confira:

 

  1. Pare de gastar tudo o que ganha

Parece óbvio, mas muita gente não consegue colocar isso em prática – que o digam os mais de 60 milhões de inadimplentes do Brasil. Para parar de gastar tudo o que ganha (ou até mais), basta ter um pouco de controle financeiro: anotar os gastos e acompanhar a sua planilha.

 

  1. Adote o método 50/30/20 e aprenda a poupar

Para você organizar as suas despesas, não precisa de 20 categorias diferentes – mas sim de apenas 3: gastos essenciais, supérfluos e investimentos. 50% do seu salário deve ir para os essenciais (alimentação, moradia, transporte, plano de saúde, etc), 30% para os supérfluos (compras, lazer, presentes, etc) e 20% você consegue guardar todo mês para investir bem. Desenvolvi uma planilha para te ajudar a aplicar o 50/30/20 na sua vida – baixe ela aqui.

 

 

 

  1. Invista bem o seu dinheiro

Você não precisa ser a mestre dos investimentos – mas precisa sim saber fazer as perguntas certas para seu gerente. Quanto custa? Qual é o nível de risco? Quanto tempo tenho que esperar se quiser sacar o dinheiro? Quanto posso ganhar? Com as respostas a estas perguntas, fica muito mais simples comparar e escolher o melhor investimento para a sua vida.

Para ficar rica (e não ter mais que se preocupar com a sua aposentadoria), você não precisa ganhar na Mega Sena, nem depender do INSS. Guardando um pouco todo mês e investindo bem este dinheiro, você constrói um patrimônio – que é o que vai te dar poder para fazer as suas próprias escolhas na sua vida, sem depender de mais ninguém.

Carolina Ruhman Sandler

Carolina Ruhman Sandler é especialista em finanças pessoais e fundadora do Finanças Femininas, o primeiro site de empoderamento feminino através da educação financeira do Brasil. É coautora do livro “Finanças femininas – Como organizar suas contas, aprender a investir e realizar seus sonhos” (Saraiva). Estudou Jornalismo na PUC-SP, Economia e Relações Internacionais no Institut d’Études Politiques de la France, em Paris, e Liderança Feminina em Wharton (Universidade da Pensilvânia). Foi eleita personalidade do ano de 2015 em finanças pessoais pelo site Dinheirama.