Pela primeira vez, renomada galeria Saatchi Gallery de Londres recebe exposição exclusiva de mulheresrr

Toda semana compartilhamos dicas culturais comandadas por mulheres. O Plano acreditar que valorizar o trabalho dessas artistas femininas é uma importante forma de valorizar o universo feminino e mostrar que podemos ser o que quisermos. Confira aqui todos os #PlanosCulturais e divirta-se!

Pela primeira vez desde sua abertura, a Saatchi Gallery de Londres recebe uma exposição exclusivamente reservada às mulheres, com os trabalhos de 14 importantes artistas do cenário da arte contemporânea.

A “Champagne Life” acontece até 6 de março e celebra a diversidade da arte contemporânea feminina, alé, da “luta contra o teto de vidro que as mulheres encontram pela frente”, explicou à AFP o curador da galeria, Nigel Hurst.

“Se olharmos o número de pessoas que frequentam as escolas de Belas Artes, vemos que a divisão é igual entre homens e mulheres. Mas se olharmos novamente para o top 50 dos leilões em 2015, apenas três dizem respeito a obras concebidas por artistas femininas”, lamentou.

Alguns dos destaques ficam por conta das pinturas da artista anglo-sueca Sigrid Holmwood, das fotografias da sérvia Jelena Bulajic, das obras da saudita Maha Malluh e da iraniana Soheila Sokhanvari, esculturas da francesa Virgile Ittah, entre outras.

“Estamos num ponto de mudança na nossa sociedade, onde a questão de gênero não é tratada da mesma forma que antes”, disse Hurst. A arte “não é mais um clube reservado aos homens”.

Para ele, mostrar mais trabalhos de artistas femininas contribui para que suas obras sejam mais valorizadas e espera que isso incentive outras galerias a fazer o mesmo.

1625

5320

9236

image

saatchi-gallery-champagne-life

saatchi-gallery-launch-first-woman-20160112-135133-755

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.