Personagem emociona por mostrar dificuldades enfrentadas por quem é transgênero

Quem gosta de novela e até quem não curte muito tem ouvido muito burburinho sobre uma das personagens da novela Força do Querer, a Ivana. Interpretada pela atriz Carol Duarte, não é segredo de que ela passaria por um grande drama na novela por se identificar como transgênero.

Ivana, na novela, não se identifica com o corpo feminino que tem e tenta de todas as formas esconder suas formas físicas, como colocar uma faixa que aperta os seios para escondê-los, sem saber exatamente porque se sente tão mal com isso.

Até que ela encontra Tereza Brant – um brasileiro que passou pela transição para o gênero masculino e foi uma das inspirações da autora Gloria Perez para criar a personagem – e depois de uma conversa com ele, entende sua condição, entende que nasceu no corpo errado e que na verdade é um homem aprisionado no corpo de uma mulher. 

 

 

E é aí que começa sua transformação e, nesta semana, Ivana decidiu contar para sua família que é um transgênero. A cena emocionou muita gente e foi um dos assuntos mais comentados no Twitter. Confira a cena abaixo.

 

 

Agora, Ivana passará por todo o processo de transformação de um transgênero, mudando corte de cabelo, roupas, hormônios e além disso, ainda vai enfrentar o preconceito da família. Ainda que seja uma obra de ficção é importante ver esse assunto sendo discutido, sendo mostrado na TV.

 

 

É uma forma de dar voz e vez a essas pessoas que vivem se escondendo, passando por tantas dores sozinhas. É aí que entra a representatividade e isso explica o sucesso da personagem na novela. As pessoas se sentem representadas, muitos transgêneros se identificaram com a personagem, com as dificuldades enfrentadas por ela e de uma certa forma, acabam assim sentindo que não estão sozinhas.

Está na hora de quebrar tabus, de quebrar estereótipos, de levar informação pras pessoas sobre sexualidade. De mostrar que os transgêneros têm voz e vez, sim!

 

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.