Presidentes de empresas se reunem para debater empoderamento feminino

Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, Luiz Sérgio Vieira, presidente da EY Brasil, Andre Mendes, presidente da Johnson &Johnson, Fabian Gil, presidente da Dow America Latina, Marcus Vacarri, vice presidente da Pepsico, Fabio Kapitanovas, vice presidente da Ambev e Theo Von der Loo, presidente da Bayer S.A estiveram reunidos na terceira edição do evento “Convidando os Homens para o Debate”,  na sede da Goldman Sachs em São Paulo.

O encontro foi promovido pela ong WILL – Women in Leadership in Latin America, e a ideia foi provocar a discussão sobre a necessidade do empoderamento feminino nas empresas , o que pode vir a trazer melhores resultados para os negócios, como apontam pesquisas do Crédit Suisse, por exemplo. Segundo a organização, as empresas que têm mulheres em cargos de liderança  registram um retorno de vendas 84% maior do que as outras, retorno de capital 60% maior e retorno em equity 46% maior.

O encontro tem como objetivo inserir os homens nesta discussão para saber o que eles pensam e esperam de novas líderes e, acima de tudo, para sensibilizá-los da necessidade de uma mudança neste cenário, para o bem das próprias empresas que representam, para o mercado de trabalho, de modo geral, e para o desenvolvimento do país.

“Somente com um diálogo aberto e claro e com o apoio dos homens conseguiremos atrair e reter o talento feminino para o mercado de trabalho, em todos os níveis, e fazer com que a mulher, finalmente, aspire e conquiste mais posições em cargos de liderança. É fundamental que nós, mulheres, reconheçamos o potencial econômico feminino e convidemos os homens, que são hoje a maioria dos líderes empresariais e políticos, para esse importante debate.” ressalta Silvia Fazio, presidente da ong WILL.

 

Liliane Ferrari

Jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais do UOL, Escola Cuca, Ecommerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios, e eduK. Apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG. Com passagem por empresas como Petiscos, LiveAd, Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Time4Fun, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, Facebook, entre outras.