Qual emoji representaria a menstruação?

Uma pesquisa apontou que quase metade das mulheres com idade entre 18 e 34 anos se sentiria mais à vontade se existisse um emoji para falar sobre menstruação.

A partir disso uma campanha propôs no Reino Unido a eleição de um emoji para representar o ciclo menstrual. E 55 mil pessoas escolheram a imagem de uma calcinha com gotas de sangue como o emoji perfeito para simbolizar aqueles dias.

As outras opções eram um absorvente higiênico, um calendário mensal, gotas de sangue com carinhas mostrando o estado de humor e, um útero.

Até setembro, a imagem vencedora será submetida ao consórcio Unicode, com sede na Califórnia, que gerencia a distribuição de emojis em todo o mundo.

ong Plan Internacional UK

 “A criação deste emoji é algo simbólico para conscientizar as pessoas a falar sobre o tema. Desde cedo, as meninas são educadas para não falar do assunto, algumas faltam na escola por medo de bullying ou tratamento inadequado nesse período. Esse tabu pode ter consequências, como infecções por falta de educação e uso de produtos de higiene”, comenta Monica Souza, gerente de Comunicação e Marketing da Plan International Brasil.

Para saber mais sobre a campanha e os tabus em torno da menstruação, visite: www.plan-uk.org/emoji.

Liliane Ferrari

Jornalista, consultora e professora de Mídias Sociais do UOL, Escola Cuca, Ecommerce School, Quero Ser Social Mídia, Plugcitarios, e eduK. Apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG. Com passagem por empresas como Petiscos, LiveAd, Editora Trip, Editora Alto Astral, TV Globo, Time4Fun, C&A, O Boticário, Colgate, Santander, Facebook, entre outras.