Qual realidade você está criando para sua vida?

Para começarmos o #planopositivo, eu gostaria de te sugerir um exercício* bem rápido. Preste bastante atenção na figura abaixo por uns 30 segundos e conte quantas figuras geométricas há nela.

Screen Shot 2014-09-29 at 11.18.29 AM

1…2…3… 28..29…30. Fim do tempo! Contou? Muito bem! Agora me conta, quantas figuras geométricas você encontrou? Muitas, certo? Tenho certeza, mas na verdade isso não importa. O importante aqui é que você focou sua atenção em encontrar figuras geométricas e foi o que você encontrou.

Agora, sem voltar a olhar a figura, me responda: quantas crianças havia no ônibus? Qual alimento está representado na figura? Que horas marcava o relógio? Qual a cor predominante da figura? É bem provável que você não saiba alguma (ou todas) resposta! Sabe por que? Porque você ficou tão focada em encontrar figuras geométricas que nem percebeu o resto.

Assim também fazemos na vida. Focamos em algumas coisas e muitas vezes deixamos passar despercebido outras tantas coisas importantes. Tá, ok, mas o que isso tem a ver com o nosso #planopositivo? Tudo! Aquilo em que você foca, cria a sua realidade. Pense, por exemplo, no seu trabalho. O que ele tem de positivo? O que funciona bem para você neste trabalho? É o clima da empresa? As pessoas que fazem parte do seu time? É o desafio motivador que ele te dá? Ou é o que o seu trabalho significa para você? Está vendo, quando te peço para focar nas coisas positivas, logo você começa a descobrir o que tem de bom no seu trabalho. E assim você se sente mais realizada e mais feliz! Mas se você foca nos defeitos, naquilo que não funciona, não há motivação que baste!

E isso serve para tudo em sua vida: amizades, amores, família, carreira, etc… Aprenda a focar no positivo e veja como sua vida melhora. Mesmo nos momentos mais difíceis é possível apreciar aquilo que há de bom em sua vida. Lembre-se, quando você foca nas coisas boas, você está criando uma realidade positiva em sua vida, e isso te fará ainda mais feliz.

Quer continuar aprendendo a ser mais feliz? Aguarde os próximos posts. 🙂

*Este exercício faz parte do curso de certificação em Psicologia Positiva ministrado por Dr Tal Ben Shahar.

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.