Receita de Coxinha

Uma receita testada e aprovada pela minha saudosa avó, que fez destes ingredientes a fórmula para sua conquista e independência financeira. Inspire-se e delicie-se. Enjoy!
Receita:
2 kg de batata
1 Litro de Leite
4 cubos de caldo de galinha
2 colheres (sopa) BEM CHEIAS de manteiga (cerca de 130g)
1 xícara de salsinha e cebolinha bem picadas
1 1/2 kg de farinha de trigo peneirada
Para Empanar
2 ovos
3 xícaras de água
Farinha de rosca
Preparo
1. Cozinhe as batatas com casca em água sem sal até estarem bem macias. Escorre e imediatamente descasque.
2. Divida as batatas em três partes e coloque no liquidificador ainda muito quentes com água suficiente para formar 1 e 1/2 litro de massa para cada parte de batata. Bata bem para tornar homogêneo.
Serão ao todo 4 1/2 litros de massa de batata e água.
3. Coloque a batata batida com leite em uma panela bem grande e acrescente o caldo de galinha. Cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre. Quando levantar fervura, acrescente a manteiga, salsinha e cebolinha e misture bem. Adicione a farinha aos poucos, sem parar de mexer.
4. Cozinhe em fogo baixo, mexendo vigorosamente até desprender do fundo da panela, tal processo levará em torno de 15-20 minutos.
5. Na superfície de trabalho, despeje a massa sobre o plástico grosso e sove a massa bem quente com a ajuda do plástico. Coloque a massa em um bowl e cubra com um pano umedecido e bem torcido para a massa não ressecar.
6. Pegue porções da massa e faça um grande rolo (como se fosse um gnocchi gigante) e corte em porções iguais de massa. Cubra com o pano umedecido para não ressecar.
7. Enrole cada porção de massa no formato de bolinho. Abra uma cavidade no centro, coloque uma porção do recheio (SEMPRE FRIO), feche e molde no formato de coxinha.
Recheio:

02 peito de frango cozido e desfiado
Temperos à gosto
01 Lata de Pomarola
01 Cebola Grande Picada
04 Tomates Picados
Refogue o alho e a cebola, acrescente o frango e deixe refogar. Acrescente o molho de tomate e os temperos à gosto – deixe ferver e desligue.
Para Empanar
1. Bata os ovos até espumarem. Acrescente a água e misture. Passe cada coxinha na mistura de ovos e depois na farinha de rosca.
2. Em uma panela grande, coloque óleo suficiente para cobrir as coxinhas e aqueça-o bem. Frite uma porção de coxinhas proporcional ao tamanho da panela sem virá-las para que não abram. Não coloque muitas ao mesmo tempo para que o óleo não esfrie.
3. Retire da fritura e passe para uma peneira para escorrer o óleo. Coloque as coxinhas em um prato com papel toalha.
Para Congelar
Congele as coxinhas em aberto e depois guarde-as todas empilhadas em um recipiente sem folga de espaço. Para consumir, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos e frite em óleo bem aquecido, mas não demasiadamente quente, para que o interior não fique gelado.
Rende: 100 coxinhas médias.

Viviane Duarte

Fundadora

Jornalista e Fundadora do Plano Feminino. Sua paixão está em criar estratégias que inspirem e gerem conexões com propósito por meio de conteúdos e projetos especiais que promovam a igualdade de gênero e o empoderamento feminino na publicidade e sobretudo, na sociedade.