Relacionamento iô iô: qual a solução para aquele namoro vai – não vai?

Quem nunca conheceu alguém que estava em um relacionamento de vai e volta? Você nunca sabe se a pessoa está namorando ou não. Uma hora o casal tá junto, na outra brigam e se separam… é o chamando relacionamento io iô.

De acordo com a psicóloga Lizandra Arita, na maioria das vezes, os motivos dos desentendimentos são bobagens, o que deixa claro a baixa tolerância às frustrações.

“Normalmente estas relações se caracterizam pela imaturidade emocional do casal, ou seja, um quer uma coisa, mas o outro não deseja ceder. Isso faz com que cada um vá para um lado.”, ressaltou.

O grande vilão das discussões e o principal responsável pelos problemas é o ciúme. Com isso, em alguns casos, há pessoas que se aproveitam e acabam se alimentando do sentimento do outro. “É a típica história de saber o que a pessoa está fazendo, terminar e acabar cedendo depois de diversos dramas e promessas. Isso culmina em um ciclo que voltará a se repetir brevemente.”, advertiu a psicóloga.

 

 

Apesar das situações conturbadas, é possível ter estabilidade nestas relações. “Cada um deve cuidar das suas próprias inseguranças. No entanto, o casal deve trabalhar junto para construir um relacionamento sem paranoias, tendo em vista uma base sólida e construtiva. Caso contrário, é possível que haja um basta em uma das partes ou a permanência eterna nesta rotina.”, concluiu Lizandra.

Bom, não dá pra ficar nesse vai e volta, né? Não é saudável pra nenhum dos dois e isso com certeza é algo que vai desgastando cada vez mais o relacionamento. A paciência, a tolerância, é algo que deve fazer parte da relação, afinal, somos diferentes uns dos outros e lidar com isso é importante pra ter um relacionamento saudável e feliz.

Sentar, ter uma boa conversa, falar um pro outro o que incomoda e o que pode ser feito pra ficar melhor para os dois pode ser a melhor maneira de acabar com o relacionamento ioiô e ser mais feliz. E aí, vale a pena tentar?

Redação

Produzido por uma equipe cheia de Planos para compartilhar.