Lendo o livro "Seduzindo o Clube do Bolinha" da publicitária Nina DiSesa – eleita pela revista Fortune um das cinquenta mulheres mais poderosas do mundo dos negócios –  dei boas gargalhadas e me identifiquei muito com as histórias compartilhadas por ela, que relata detalhadamente seu dia a dia insano, domando agendas pesadas de jobs e equipes altamente vaidosas –  em sua maioria masculina.

Me chamou atenção a forma com que ela gerenciava cada conflito e tomava para si responsabilidades, conquistando a confiança e respeito de todos à sua volta. Muitas vezes, assumir responsabilidades, se posicionar contrária a uma ideia diante de toda uma equipe, simplesmente porque você acredita no seu conhecimento e intuição, não é tarefa fácil – diria que é para poucas. Mas este tipo de atitude nos faz ter identidade profissional e nos dá mais segurança para tomar decisões – liderar.

Nina foi a primeira diretora de criação da McCann Erickson, uma das maiores agências de publicidade do mundo. Anos depois, assumiu como chairman e entrou para a história como a primeira mulher a chegar ao cargo máximo em uma agência de publicidade. E não foi à toa, ela teve de ser inteligente, esperta, resiliente e articulada para seduzir as pessoas à sua volta, não com decotes e par de coxas à mostra – o que muitas mulheres infelizmente acabam tentadas a fazer para receber promoções – mas com seu cérebro brilhante e sua autoconfiança. Taí, confiança é a palavra-chave para se conquistar credibilidade e fazer com que as pessoas “comprem” suas ideias. 

Os homens são mais confiantes

Uma pesquisa realizada pelo Instituto europeu de Liderança  e Gestão revelou que homens, seja de que idade for, são sempre mais confiantes que as mulheres. Quando questionados sobre seu nível de confiança, 70% deles bateram no peito e disseram acreditar em suas ideias, enquanto 50% das mulheres fizeram o mesmo. Me lembrei de uma frase da Nina que está no livro: “Não tenha medo de falar na primeira pessoa. Aceite os créditos e agradeça. Homens são bons nisso. Eles simplesmente admitem que são foda, quando fazem um bom trabalho, sem meio termo, não têm frescuras para aceitar isso. Eles confiam em si mesmos”.

Coloque suas ideias na mesa e acredite em você:

Chega de falsa modéstia: 

Aceite elogios e mostre ao mundo os resultados que conquistou com seu trabalho. 

Promova-se:

Não tenha medo de assumir responsabilidades. Mostre resultados e negocie promoções.

Saia da sombra, apareça:

Em reuniões, mostre suas opiniões, esteja bem informada sobre o assunto em pauta e coloque suas ideias na mesa. Muitas vezes para isso será preciso se impor, com volume de voz firme e confiançaa no que diz, para que os demais prestem atenção no que você tem para falar. Nada de murmurar, apareça.

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