Ser positiva sobre sua imagem traz melhoras na saúde e reflete na das amigas também

Já falamos aqui em outra matéria de uma pesquisa da Universidade de Bucknell, nos Estados Unidos, mostrando que ter vergonha do próprio corpo deixa mulheres doentes.

Agora é a vez de estudos científicos comprovarem que o oposto também é válido: falar bem do próprio corpo ou apenas evitar ficar reclamando dele, faz bem.

Segundo pesquisas da Universidade de Queensland, conversar sobre o peso afeta a saúde mental das mulheres, bem como sua dinâmica social.

Os pesquisadores reuniram 43 pares de amigas entre 17 e 25 anos, que a princípio acharam que era um estudo sobre mídias sociais, as separam em duplas e pediram que, através de apps de mensagens instântaneas, debatessem a foto de 20 celebridades.

Embora pareça inofensivo olhar para uma foto de Jennifer Lawrence e falar coisas como “jamais poderia usar uma roupa dessas”, o estudo mostra que esse tipo de autodepreciação é ruim para autoestima.

Mas os levantamentos também mostraram que em situações em que elas mesmas se elogiam e se aceitam, acabam refletindo na saúde e também nas amigas próximas, envolvidas nas conversas também.

Ou seja, se você faz mais comentários positivos sobre você, a tedência é contagiar suas amigas a volta e assim gerar um ciclo virtuoso de amor próprio!

Vamos praticar se amar e espalhar o amor?

Ana Victorazzi

Jornalista

Apaixonada por café, cor laranja e animais. Formada em jornalismo e mãe de dois gatos, acredita na bondade das pessoas.