Sororidade: mulheres se unem em apoio à mãe que fugiu de seu agressor com os filhos

A espanhola Juana Rivas, prefere enfrentar a justiça do que entregar seus filhos ao seu agressor. O caso é o seguinte, o ex-companheiro de Juana foi denunciado por ela em 2009 e 2016 e, inclusive condenado em uma das acusações, por violência de gênero, com pena de prisão e afastamento. Mas, depois que Juana decidiu fugir da Itália, onde vivia com o agressor e os dois filhos, para Granada, na Espanha, Francesco Arcuri, acusado e pai das crianças, entrou na justiça para que os filhos voltassem com ele para a Itália.

 

Para evitar que seu agressor pudesse levar seus filhos, Juana abandonou sua casa e fugiu com seus dois filhos, mesmo tendo sido ela a agredida. E, por isso, Juana Rivas corre o risco de ser denunciada por sequestro, principalmente depois que uma corte espanhola decidiu que os filhos retornassem à Itália com o pai.

Pois é, é isso mesmo que você leu. Apesar de ele ter sido o agressor e inclusive acusado, ainda assim a justiça determinou que as crianças ficassem com ele.

 

Pai das crianças e agressor de Juana, Francesco Arcuri.

 

\

Em sororidade, muitas mulheres se uniram em apoio à Juana. Assim, campanhas encheram as redes sociais, com hashtags como #YoSoyJuanaRivas e #JuanaEstáEnMiCasa. Milhares de mulheres foram às ruas da Espanha em defesa de Juana e de todas as mulheres que sofrem com violência doméstica ou de qualquer outro tipo.

O primeiro ministro espanhol, Mariano Rajoy também demonstrou apoio à Juana. “Se coloquem no lugar dessa mãe. Ela foi viver na Itália, foi agredida duas vezes, voltou, seu marido foi condenado”, afirmou.

Agora, a justiça quer que pai e mãe compareçam a uma audiência no próximo dia 8 de agosto, para pôr um fim ao caso que causou comoção na Espanha. E a gente espera, de verdade, que todo este movimento de apoio e sororidade das mulheres espanholas não tenha sido em vão. Que seu agressor não vença mais essa para que a gente mostre que machismo e violência contra as mulheres não passarão!

 

 

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.