Uma nova geração de adolecentes "Atrevidas" está chegando

Dia desses estava conversando com a Passa sobre uma matéria que saiu há um tempinho atrás na Revista Atrevida – sim, aquela mesmo que você provavelmente já leu na adolescência – e isso nos rendeu uma boa discussão, no bom sentido, claro e que acabou rendendo este post aqui.

Afinal, o título da matéria era “Os makes que os garotos não curtem nas meninas”. A matéria fala resumidamente o que você deve fazer com a make para agradar os meninos. E tem a opinião dos meninos a este respeito. Eles dizem o que não gostam na maquiagem e a revista apresenta uma “solução” para que as meninas façam a sua make de modo a agradar os meninos.

Foi aí então que o tiro saiu pela culatra. O post teve tanta repercussão, que bombaram respostas. Mas, para a surpresa de muita gente as opiniões, em sua maioria, eram contrárias à matéria. Muitas mulheres e adolescentes se posicionaram dizendo que o público feminino se maquiava para se sentir bem e não para fazer o que os meninos querem, indo totalmente contra ao posicionamento machista da revista. E sim, muitos homens também defenderam o ponto de vista das mulheres, olha só que bacana!

atrevida

Estamos conseguindo nos posicionar enquanto mulheres mostrando que temos opinião própria e não dependemos da ditadura masculina para fazer o que queremos. É muito bom saber que este ponto de vista está mudando. E quanto às meninas, as adolescentes de 13, 15 anos, que são as faixas etárias médias de leitoras de revistas como a Atrevida, seria correto ensiná-las a ficar na posição de submissão?

Prontas para fazer o que o homem deseja? Com certeza não.

Mas, é reconfortante dizer que esta nova geração Atrevida está mostrando a que veio. Estamos conseguindo, pouco a pouco, empoderar as mulheres desde muito novas para crescerem com um perfil empreendedor, para que elas sejam cada vez mais independentes, para que cresçam fazendo sucesso e conquistando o seu próprio espaço no mercado de trabalho e na sociedade, bem longe do antigo estereótipo que dizia que mulher foi feita para servir ao homem e cuidar do lar. A nova geração de meninas-mulheres quer muito mais do que isso e esta conquista só pode ser motivo de orgulho para nós. =)

Confesso que quando comecei a ler a matéria senti uma certa revolta, vontade de gritar que para conquistar os boys, como a própria matéria diz, eu não precisava obedecer ao que os boys queriam na minha maquiagem. Mas, ao correr com o mouse e ver tantas opiniões de adolescentes e mulheres empoderadas dizendo incansavelmente o quanto são donas de si e fazem o que bem quiserem e o que bem entenderem com seu corpo, rosto, maquiagem e com sua vida… ah, isso levantou aquele sorrisinho de canto de boca que se transformou em um grande sorriso ao perceber que esta geração está muito mais Atrevida do que eu poderia imaginar.

Kelly Sá

Amante da arte, das palavras. Adora crianças, cachorros e gatos. Formada em Letras, adora trabalhar com conteúdo, fazendo das palavras o seu brinquedo preferido.