O trabalho voluntário é muito gratificante do ponto de vista emocional, mas ele também pode ajudar a sair na frente numa disputa de vaga de emprego. 

Especialistas afirmam que candidatos que tenham em seu currículo trabalhos voluntários tendem a ser escolhidos no momento de decisão da vaga, se houver dois candidatos com o mesmo perfil e apenas um dele fizer trabalhos voluntários.

E já sabemos que quem faz trabalho voluntário vive mais e melhor: a expectativa de vida do voluntário aumenta em 4 anos, a tendência a ter doenças como pressão alta e diabetes diminui, e a capacidade de empatia melhora bastante.

Oferecer sua expertise profissional para ONGs é um caminho: que tal doar algumas horas do seu trabalho semanalmente? Uma professora pode dar aulas de reforço gratuitamente para alunos de baixa renda, uma médica pode abrir alguns horários em sua agenda e atender sem cobrar, uma vendedora pode ajudar a ONG em eventos e bazares, por exemplo.

Além disso, você pode fazer voluntariado em uma área que você goste, mas não seja a sua área profissional. Por exemplo, uma arquiteta pode fazer voluntariado em uma ONG de proteção animal se ela gostar de bichos. Assim, você aprende alguma coisa nova e lida com algo que gosta bastante.

Não sabe por onde começar? Sites como Atados,  Voluntariado e muitos outros listam locais onde você pode atuar. Vamos melhorar o mundo, um pouquinho de cada vez?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *