Já ouvir falar do  Technovation Challenge? É um desafio de inovação para meninas que teve um grupo de brasileiras na final em San Francisco.

As garotas de Recife criaram um jogo para conscientização de crianças sobre uso racional de água, em que mostra ao jogador, entre 6 e 12 anos, o problema da escassez hídrica.

The Last Drop (“a última gota”), foi desenvolvido por cinco garotas da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, também conhecido como Nave Recife.

“Escolhemos o tema porque é um problema que não é só nosso, mas do mundo todo”, diz Gabrielle Lopes, 16, uma das desenvolvedoras. “Tivemos de desenvolver o jogo em dois meses [para cumprir o prazo do concurso], o que foi um desafio para nós”, conta em entrevista para a Folha de São Paulo.

Elas dizem que o fato de serem meninas causa surpresa em quem ouve a história pela primeira vez, mas Sâmara Beatriz, outra das integrantes de 16 anos, diz que “isso não prejudica em nada”.

As outras meninas do grupo são Jacqueline Alves, 17, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória, 16, que contaram que o interesse por programação foi natural, já que a própria escola oferece cursos de desenvolvimento e de design digital.

Segundo Christianne Poppi, diretora-executiva no Brasil do Technovation Challenge, o concurso nasceu exatamente por causa da disparidade de gêneros nesse universo. “As mulheres são as maiores consumidoras de tecnologia no mundo, e ainda sim são as que menos participam de sua criação”.

15174428

15174430

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *