Em 2013, a Vale aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, conjunto de diretrizes da ONU direcionado às empresas.
Um dos compromissos é dar visibilidade às iniciativas que estimulam a reflexão sobre a importância da igualdade de gênero e a eliminação da discriminação contra as mulheres.
Uma dessas iniciativas é a exposição Pequim+20 em Grafitti, que convidou grafiteiras e grafiteiros a produzirem artes inspiradas pelos 12 temas prioritários da Plataforma de Ação de Pequim, cujo aniversário de 20 anos é celebrado esse ano. Os painéis grafitados foram expostos de forma itinerante em vários lugares do Brasil.
Histórico
Em 1995 aconteceu em Pequim a 4a Conferência Mundial sobre as Mulheres, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU). O resultado do encontro foi a Plataforma de Ação de Pequim, um acordo para trabalhar pela igualdade de gênero. Em suma, um roteiro para o avanço da igualdade e do empoderamento das mulheres.
Pequim+20
Para comemorar os 20 anos do documento, a ONU Mulheres, entidade para a igualdade de gênero propôs aos países uma avaliação dos avanços alcançados com a implementação da plataforma. O processo recebeu a denominação de Pequim+20.
Os 12 temas prioritários são: Mulheres e Pobreza; Educação e Capacitação de Mulheres; Mulheres e Saúde; Violência contra a Mulher; Mulheres e Conflitos Armados; Mulheres e Economia; Mulheres no Poder e na Liderança; Mecanismos Institucionais para Avanço das Mulheres; Direitos Humanos das Mulheres; Mulheres e a Mídia; Mulheres e Meio Ambiente e Direitos das Meninas.
Veja alguns dos grafites da exposição: