A cada mudança de estação, vemos cores, formas e tecidos mudarem nas vitrines das lojas. Não se trata apenas de uma questão climática. São tendências que vão sendo construídas. As tendências são obtidas através de pesquisa de consumo, comunas de acordo, análise de valores sociais, de desejos particulares dos consumidores, de criações inovadoras de estilistas, de releituras de quadros históricos, entre outras influências.

Para que uma tendência se realize como moda, ela precisa ser escolhida dentre várias outras propostas e legitimada, definindo sua posição, como concreta ou simbólica, para depois ser compartilhada.

O objetivo do emprego de determinadas cores, texturas, formas nas roupas, originado por uma tendência é estimular os sentidos, educando-os a sentir as emoções impressas pelo conjunto. As emoções, como o rosa representando amor, o vermelho ao fetiche, verde a natureza, entre outras formas de mexer com o sentimento das pessoas, estes são os recursos da moda para enfatizar o foco da tendência.

Em geral, a moda brasileira sofre maior influência dos países europeus e dos Estados Unidos, uma vez que estes antecipam uma estação em relação a nossa. Como a moda brasileira passa por transformações atualmente (com uma maior valorização da criatividade e originalidade do produto nacional), uma fatia do mercado já se desprende deste compromisso com o legado internacional.

Com a febre de divulgação das tendências, a mídia não se cansa de propor novas direções a seguir. Informação ao público, orientação para o mercado ou uma nova e eficiente forma de controlar a demanda.

Validação e tendências

A validação das tendências passa por diversas influências de natureza econômica, demográfica e de estilos de vida. Sua efetivação tem a força de legitimação do ato, para que se torne eficaz ou produza efeitos de valor de uso nos objetos. O que predomina é seu valor-signo, sua capacidade de influenciar.

Os indicadores das novas tendências mudam constantemente de objetos, assim como retornam ao que, anteriormente, foi considerado ultrapassado. Não há coerência e sim contradição, já que o valor da moda é reversível,os efeitos de beleza, o sentimento de utilidade e distinção estão nos mais diversos objetos.

Estilo

Estilo podemos transferir da escrita para um conjunto de características de alguém. Uma qualidade que se constrói e que pode ser desenvolvida ou mudada ao longo do tempo. Algumas pessoas nascem com bom gosto e estilo, elas têm um senso natural de cores e design ou cresceram sob as guias de um tutor, a maioria das pessoas não tem esta sorte.

O que se sabe e acredita, vem de pessoas importantes no convívio social: amigos, pais, irmãos; fatores como a educação e a situação social e econômica. Frequentemente há procura por informações em outras fontes, pois, a influência de pessoas próximas e fatores externos não são suficientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *