Eu sempre faço uma lista de planos para o novo ano. Planos de viagens, estudos, negócios, vida…acho que virou meio que tradição na minha família. Eu, minha mãe e minha irmã compartilhamos nossas listas e torcemos umas pelas outras. Uma mistura de fé e amor que sei lá, acho que não dá para explicar aqui, mas é incrível e inspirador.
Este ano, além de minha lista, resolvi escrever 12 dicas para mim mesma. Elas têm a ver com o que tenho aprendido. São frutos de meus erros e acertos. Experiências do que tenho vivido e observado em meu dia a dia. São lembretes que merecem ser compartilhados.
Seja você mesmo
Discordar quando todos concordam não é cômodo, mas mostra autenticidade. Não estou falando de “marrentice” e sim de personalidade e opinião própria. Defenda suas ideias e opiniões – isso te fará bem.
Sempre haverão obstáculos, ultrapasse-os
Seja qual for seu plano, ele só sairá do papel e dará frutos se você acreditar nele e batalhar para torná-lo real. Fazer acontecer dá trabalho, mas insista, porque a recompensa de um plano bem sucedido é indescritível.
Existem coisas pelas quais vale a pena desistir
E isso também vale para pessoas. As vezes insistimos em algo – projetos, relacionamentos – com prazo de validade vencido. Pule esta fase e continue o jogo. Você ainda tem muita coisa para descobrir e viver. Vale a pena se dar novas chances.
Afaste-se dos pessimistas
Ninguém precisa viver com uma nuvenzinha negra pairando sobre a cabeça, ou ouvidos. Gente sem planos e otimismo podem te fazer desistir ou enfraquecer. Evite companhias que não te fazem sorrir e acreditar que a vida pode ser melhor e mais divertida a cada dia.
Desplaneje e deixe acontecer
Eu sempre fui adepta do planejamento. Coisa de mãe e pai. Bagagem adquirida desde a infância. Mas isso não se aplica a sentimentos. Amar por exemplo, não se planeja, acontece. Então, em alguns momentos, deixe acontecer, pelo simples fato de que algumas coisas são deliciosas surpresas que a vida nos dá e isso não se pode controlar.
Decida perdoar
Quando você perdoa alguém, está fazendo bem para si mesmo. Guardar rancor só te fará uma pessoa amarga e infeliz. Tudo bem, as vezes dói e é difícil, mas depois de perdoar entenderá que valeu a pena. Faça isso – primeiramente – por você.
Se não tiver certeza, não faça
Nada do clichê “Prefiro me arrepender do que eu fiz…”, cuide-se! Tem certas coisas que podemos e devemos nos poupar. Está na dúvida? Pare e pense. Pode ser que não valha a pena.
Equilibre-se
Eu sei, são milhares de planos para colocar em ação e 24 horas do dia parecem pouco. Mas organize seu tempo e dê espaço para a diversão, os amigos, o amor. Existe vida fora do escritório e vivê-la fará bem ao seu coração.
Compartilhe
Divida experiências, faça a diferença na vida de alguém. Pequenas ações podem ser transformadoras.
Mexa seu corpo
Saia do sedentarismo. Atividade física faz bem para o corpo e para a alma. Dance, corra, nade, mexa-se!
Sorria
Não leve a vida tão a sério a ponto de viver franzindo a testa. Relaxe e sorria mais. Um sorriso traz boas vibrações, alegra a alma e contagia as pessoas à sua volta.
Abra uma garrafa de vinho com uma pessoa especial
Eu indico um Carmenere Chileno, mas você escolhe. Escolha também as taças, música e alguém que te faça feliz.
Um brinde à vida e a um a 2012 feliz e cheio de planos infalíveis! 🙂