De acordo com a prática clínica e algumas literaturas, observamos que os nutrientes antioxidantes, vegetais, peixes e alguns grãos apresentam funções especiais que irão beneficiar a beleza e a saúde da mulher.
Portanto, vamos começar com os nutrientes que as mulheres precisam a mais do que os homens:
Ferro: Maior necessidade durante o período mentrual. Uma boa fonte desse nutriente são as carnes bovinas e vegetais verdes escuros (espinafre, brócolis, couve, beterraba, feijão). Se você combinar esses alimentos com as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, kiwi, morango), a absorção do ferro será ainda maior.
Cálcio: Vamos prevenir a Osteoporose! Ela é muito comum no período da menopausa, por isso é aconselhável o consumo de leite e derivados (sem gordura) e vegetais verde escuros. Outra fonte pouco conhecida é a semente da abóbora e a Sardinha.
Fitoestrógenos: Derivam da soja e são substancias que podem beneficiar a saúde da mulher pós-menopausa e, também, durante os dias férteis, quando os hormonios femininos eslouquecem as mulheres. Dica: Sucos e Queijos a base de soja.
Fibras: Com ÁGUA elas trabalham melhor! As mulheres têm quadros de constipação muito mais frequentes do que os homens, por isso esse casamento fibras-água é importante para manter o intestino saudável. As fibras são encontradas nas folhas verde escuras, frutas (casca e bagaço) e produtos integrais (pães, arroz, macarrão). Tanto água, quanto Fibra são indicados para o controle da saciedade, assim como mastigar devagar. Saboreie Seus alimentos!
Demais Nutrientes: Vitaminas C e A (antioxidantes), fortalecem o sistema de defesa do nosso corpo além de melhorar a saúde da pele e dos cabelos (fonte: frutas cítricas, cenoura, beterraba, espinafre, abóbora, manga). Minerais como o Zinco, Manganês e Selênio são importantes para o bom funcionamento do nosso sistema de defesa, sistema nervoso e para uma ”boa memória. Encontramos nos peixes (salmão, sardinha, linguado) e demais frutos do mar, além dos grãos (castanha do pará, linhaça, granola). O ômega 3 também muito importante para melhorar a função imunológica do organismo e proteger as artérias (salmão, atum, linhaça).
Do que elas precisariam menos do que eles?
Sal, gorduras, calorias, cafeína e álcool.
De uma maneira geral, alimente-se bem! Sinta prazer em comer alimentos saudáveis como as frutas, verduras, grãos, peixes, laticínios (sem gorduras) e alimentos integrais, pois são eles que podem proporcionar longevidade, saúde e disposição às mulheres, além de outras condutas necessárias como exercício fisico e vida emocional equilibrada.
Nutricionista Carolina de Carvalho Danhoni, CRN 2680