Pensando no cenário da coleta de lixo em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, alunos do último ano de Design do Instituto Mauá de Tecnologia (Aileen Sacrini, Henrique Morato, Luan Bortolasso e Vinícius Ribeiro.), desenvolveram um projeto que tem como objetivo imprimir, em uma impressora 3D, peças de decoração trabalhadas a partir de materiais recicláveis.

 

 

Chamado de Circulare, o projeto foi baseado em um estudo realizado pelos estudantes, em que perceberam que os cooperados da cidade de São Caetano têm um alto fluxo de trabalho para separar cerca de 40 toneladas de lixo por mês. No valor de revenda, muitos desses produtos separados não chegam a 0,05 centavos o KG.

O baixo valor agregado ao trabalho dos cooperados, a falta de motivação e qualificação levaram os alunos do curso de Design a encontrarem uma solução inovadora, criando um sistema de produção com a tecnologia 3D, para transformar resíduos funcionais com design arrojado.

 

 

Para isso, será necessário capacitar os cooperados para manusear as impressoras, o que pode, inclusive, auxiliá-los em outras posições no mercado de trabalho. Com todo esse novo sistema, será possível tratar diferentes formas de trabalho para os cooperados, mais dinâmicas, com maior valor agregado e motivação.

O resultado desse projeto será apresentado ao público no Instituto Mauá de Tecnologia, na Eureka, nos dias 27 a 29 de outubro, das 14h às 20h30, no campus de São Caetano do Sul. Demais o projeto, né?

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *