Amamentar é muito mais que uma necessidade, é um ato de amor! O leite materno é o alimento mais completo para o seu bebê, pois contêm todos os nutrientes necessários para os seus primeiros seis meses de vida. O leite materno garante melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, além de proteger de doenças como diarréia, alergias e infecções. Já é comprovado também que o ato de sugar o peito contribui para o desenvolvimento da fala, da respiração e na formação dos dentes.
O leite materno não pode ser contaminado por não sofrer processos industriais, está sempre na temperatura certa e diferente do leite de vaca, é digerido com mais facilidade e assim os nutrientes são mais bem aproveitados e a digestão não sobrecarrega o organismo da criança.
Médicos recomendam que o aleitamento materno ideal deva ser exclusivo nos seis primeiros meses e pode ser continuado junto com outros alimentos até os dois anos de idade. Nos primeiros meses de vida o bebê por ser alimentado por livre demanda e sempre que tiver vontade, sem horários fixos.
Muitas mamães têm dúvidas na posição correta para amamentar. Segundo especialistas, em primeiro lugar a mãe precisa se sentir totalmente confortável em relação aos seus braços, costas e pés. Atualmente, já possível encontrar almofadas especiais que auxiliam no momento da amamentação. O corpo do bebê deve ficar totalmente de frente para o da mãe, com a cabeça e corpo alinhados, barriga encostada na barriga e queixo encostado na mama.
O ato de amamentar é uma troca mútua de carinho que acontece entre mãe e filho, fortalece o laço afetivo com a mãe e permite que o bebê se sinta seguro e amado. Não existe nenhum outro alimento capaz de substituir o leite materno.
Não deixe de viver essa experiência tão importante com o seu bebê.