O cenário da violência contra a mulher no Brasil é alarmante. Dados oficiais mostram que mais de 200 mulheres são agredidas diariamente pelo país – uma a cada sete minutos. É demais, né? E, dentre esses casos, mais de 80% são originados no próprio ambiente doméstico, sendo o agressor, na maioria das vezes, um familiar: companheiro, parente ou colega.
Pra ajudar as mulheres a se protegerem da violência, a JMMTech, startup sediada no Vale do Jequitinhonha – MG, lançou ontem, dia 11 o MUSA (Mulher Salva), uma ferramenta digital que permitirá denunciar em tempo real ameaças ou agressões a pessoas próximas e até policiais.
O MUSA funciona por meio de dois aplicativos interligados: um destinado à vítima e outro ao Anjo da Guarda, que são pessoas convidadas pela própria usuária do app para receber os chamados de emergência.
Quando a vítima pressiona o botão de alerta, um chamado é enviado imediatamente aos Anjos da Guarda, informando o local e momento da agressão. O app ainda permite preencher dados adicionais do agressor – que, na maioria das vezes, é alguém conhecido – como nome, idade, onde mora e histórico processual. Somente os denunciantes e os Anjos terão acesso a esses dados.
Policiais de todo o Brasil também poderão se inscrever como Anjos da Guarda e receber todos os chamados de sua região de atendimento. Para isso, basta que a sua unidade aceite participar do Sistema e autorize a inscrição de cada agente em uma plataforma WEB. Esta plataforma permite, inclusive, que cada unidade da Polícia Militar monitore todos os agentes que estejam cadastrados no sistema, assim como os seus chamados e dados estatísticos.
“Com este aplicativo, todas as ocorrências ficarão registradas de forma eletrônica, informando a sua data, hora, local, entre outros. Já as autoridades policiais poderão ter um completo controle e mapeamento das vítimas e dos seus agressores”, destaca Ernani Machado, fundador e presidente da JMMTech.
O aplicativo MUSA é gratuito e já está disponível para download na versão Android e iOS.
Como funciona
Mulher
Ao baixar o aplicativo preencha os dados: nome/ data de nascimento/ CPF/ endereço; e convide quantos Anjos da Guarda quiser. Para denunciar, basta selecionar o Botão de Alerta e todos os contatos receberão um chamado, informando a hora, a localização e dados pessoais do agressor.
Anjo da Guarda
Baixe o aplicativo Anjo da Guarda, preencha os dados e adicione o contato de quantas MUSAs quiser. A cada denúncia, é enviado um chamado com as informações sobre hora e local da agressão.