O novo relatório da Association of National Advertisers (ANA) mostra que as mulheres ocupam quase metade dos cargos de marketing nos Estados Unidos, inclusive como líderes de equipe, são mais mulheres do que homens. Mas, como nem tudo são flores, para asiáticos, latinos e negros, construir uma carreira e alcançar boas promoções, ainda é uma realidade muito difícil de alcançar.

Nesse relatório que é feito anualmente, ainda é perceptível que a discriminação por gênero ainda existe. Apesar de mulheres terem uma grande participação no mercado, ainda continua sendo um percentual de 45% mulheres para 55% do sexo masculino e esses números são ainda piores quando falamos de negros e de diferentes etnias. Só pra ter uma ideia, só 13% dessas posições não são ocupadas por brancos. E aí, desse número, vamos tendo resultados que mostram o quanto as coisas ficam complicadas pra quem não é branco. Desses 13%, só 5% são asiáticos, 4% são hispânicos/latinos e 3% são negros.

 

 

O CEO da ANA espera que esses números sirvam de alerta para que as empresas repensem sua estrutura e criem cada vez mais uma equipe baseada na diversidade: “Agora, nós já plantamos nossa participação no terreno e assim podemos começar a rastrear nossa evolução anualmente. Porém, conhecer esses resultados é apenas o primeiro passo. Precisamos de compromisso total em toda a nossa indústria para cria uma mudança duradoura”.

O relatório ainda tem outros detalhes mostrando como o gênero e a composição racial são diferentes entre os setores. Dos 88 CMOs nos departamentos de serviços bancários e financeiros, 47 são mulheres e 41 são homens. As mulheres têm uma representação igual ou maior em esportes e entretenimento, são 27 mulheres e 18 homens e também nos bens de consumo, com um número igual: 21 e 21. Já na tecnologia, os homens superam as mulheres 23 e 27.

Coo a gente já comentou, quando mudamos o quadro entrando em raça e etnia, a coisa fica mais complicada porque asiáticos, latinos e negros em papéis de diretores de marketing foi baixa em todo o quadro, mas é ainda mais escassa nas indústrias de esportes e entretenimento. Quando se trata de CMOs nesses setores, há apenas um afro-americano, um hispânico e um asiático, segundo o relatório. Ou seja, melhorem! Apenas melhorem!

Uma equipe diversa só traz resultados positivos pra todos. Pra empresa e para os colaboradores. Além disso, assim também conseguimos combater aos poucos o preconceito seja de gênero, raça ou etnia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *